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“Municipal Para Você” – II Festival de Ópera – Conheça os Convidados do Sétimo Incidente da Terceira Temporada do Nosso PodCast


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o sétimo incidente da terceira temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi o “II Festival Oficina da Ópera”, que volta ao palco do TMRJ posteriormente o sucesso da primeira edição em 2023. São três óperas: Candinho, de João Guilherme Ripper; La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi e Le Villi, de Giacomo Puccini. Com Coro e OSTM, concepção e direção cênica de Daniel Salso, Ana Vanessa Silva Santos, Bruno Fernandes e Mateus Dutra.

O apresentador Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, teve uma vez que convidados para esse incidente os diretores Mateus Dutra, Bruno Fernandes, Ana Vanessa Silva Santos e Daniel Salso.

Conheça cada um dos convidados:

ANA VANESSA SILVA SANTOS

Graduada em Artes Cênicas – Direção Teatral, pela UFRJ. Em 2011 e 2012, pela Cia Lírica, dirigiu as óperas Faust, La Bohème, Il Tabarro e Gianni Schicchi em formato reduzido no Theatro Municipal de Niterói e Meio Cultural da Justiça Federalista. Em 2013, fez assistência de direção de palco na ópera Billy Budd no TMRJ. De 2014 a 2017 foi assistente de direção no TMSP nas óperas Il Trovatore, Falstaff, Carmen, Salomé, Cavalleria Rusticana/Pagliacci, Tosca, Otello, Um Varão Só/Ainadamar, Eugene Onegin, Thaïs, Manon Lescault, Lohengrin, La Bohème, Lady Macbeth do Região de Mtsensky, Electra e Fosca. Uma vez que produtora de 2017 a 2019, realizou as óperas Pescadores de Pérolas, Pelleas et Melisande, Turandot, Fígaro de Sevilha, Il Matrimonio Segretto, Alcina e Katia Kabanova. Em 2019, fez direção de cena da ópera Madame Butterfly nos teatros municipais de Botucatu e de Lençóis Paulista. Em 2022, realizou assistência de direção de cena na Ópera Aleijadinho em Belo Horizonte e Ouro Preto, e direção de palco para o Festival de Ópera de Ouro Preto nas óperas Flauta Mágica, O Basculho de Chaminé e Caixeiro da Taverna. Em 2023 foi assistente de direção e diretora de palco para o Festival Amazonas de Ópera e segue realizando as duas funções para o Theatro Municipal de São Paulo e Theatro São Pedro em SP.

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BRUNO FERNANDES

Formou-se em Danças Clássicas na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, com aperfeiçoamento na escola do Theatro Bolshoi no Brasil. Estreou uma vez que bailarino na opereta O Morcego com direção cênica de Dalal Achcar  no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1999 , depois de uma longa trajetória na lar, passa a ser um dos integrantes estáveis do corpo de dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde dançou obras uma vez que “La Bayadere” de Natalia Makarova; “O Lago dos Cisnes” de Yelena Pankova; “A Bela Adormecida” de Jaroslav Slavicky “Carmen”, de Roland Petit; “Romeu e Julieta”, de John Cranko; “Giselle”, de Peter Wright; “A Geração “de Uwe Scholz; “Onegin” de John Cranko; “A Sagração da Primavera” de Vaslav Ninjinsky (por Millicent Hodson e Kennth Archer) “Coppélia”, “Dom Quixote” e “O Quebra-Nozes” de Dalal Ashcar , entre outras .

Para além do repertório do corpo de dança esteve presente nas principais produções de ópera da lar sempre que provável, e em 2018 passou a dedicar-se também a assistência de direção, direção de movimento e coreografias para espetáculos de ópera junto a Mateus Dutra , passando a integrar a equipe de direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro tendo com principais obras “Orphée”, direção cênica de Felipe Hirsch, , “O fígaro de Sevilha” e “Carmen”, direção cênica de Julianna Santos , “Don Giovanni”, “Anna Bolena” e “La Traviata“, direção cênica de André Heller , “Pagliacci” e e “Elixir do Paixão” direção cênica Menelick de Roble , “ O Caixeiro da Taverna “ direção cênica Daniel Salso. “Le Villi” marca sua estreia uma vez que diretor cênico junto a Mateus Dutra no 2° Festival de Oficina de Ópera do Theatro  Municipal do Rio de Janeiro.

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DANIEL SALGADO

Graduado em filosofia, possui mestrado em música na dimensão de musicologia histórica, ambos pela UFRJ. Trabalhou em projetos de extensão pela mesma instituição que visavam formação de plateia e aproximação do público com espetáculos líricos: Cantatas Dramáticas (2010-11) e Cantatas na Quinta da Boa Vista (2011-13). Atuou uma vez que assistente de direção cênica em João e Maria (2016) de E. Humperdinck e uma vez que diretor cênico nos espetáculos Così fan Tutte (2012) de W.A. Mozart e Viva la mamma (2017) de G. Donizetti, nos projetos Escola vai à Ópera e Ópera na UFRJ. Trabalhou uma vez que assistente de direção cênica com André Heller Lopes nas óperas Renaud (2016) na Sala Cecília Meireles e Jenufa (2017) no TMRJ. Foi também redator de programas de concertos no ano de 2018 na Filarmônica de Minas Gerais. Atualmente integra a equipe técnica do TMRJ uma vez que Coordenador de palco, tendo realizado a movimentação e concepção cênica da ópera Piedade de João Guilherme Ripper em 2023 na mesma instituição.

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MATEUS DUTRA

Ingressou no Corpo de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no ano de 1998, onde atuou uma vez que solista dos principais ballets e óperas do repertório. Participou uma vez que Bailarino Principal Convidado de outras companhias de ballet, interpretando as seguintes obras do repertório clássico: O Lago dos Cisnes (Príncipe Siegfried), Raymonda (Jean de Brienne), La Fille Mal Gardée (Colas), entre outras obras neoclássicas, modernas e contemporâneas. De 2013 a 2017, exerceu concomitantemente o incumbência de Coordenador e Assistente da Direção Artística do Corpo de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. De 2016 a 2019, trabalhou nas Comissões de Frente do Carnaval do Grupo Privativo, do qual desde 2020 faz secção do corpo de jurados. Trabalhou na romance “Deus Salve o Rei” da Rede Orbe, uma vez que bailarino, de 2017 a 2018. No ano de 2019, trabalhou uma vez que Coreógrafo Assistente na ópera Eugene Onegin, durante a temporada solene do Theatro Municipal. Trabalhou uma vez que VideoMaker no Curta Internacional de Dança, “Open Up Close”, finalista no “Inspired Dance Film Festival”, e participou da seleção solene do “San Francisco Short Film Festival”, no ano de 2022. Desde 2022,  junto a Bruno Fernandes, vem realizando o trabalho de Diretor de Movimento, Coreógrafo e Assistente de Direção Cênica das principais óperas do Theatro Municipal, uma vez que: O Fígaro de Sevilha, Carmen, I Pagliacci, O Caixeiro da Taverna, La Traviata, L’elisir d’amore. Atualmente é assistente do Diretor Artístico da Instalação Theatro Municipal e Diretor Cênico da Ópera Le Villi de Puccini.

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ERIC HERRERO – DIRETOR ARTISTICO TMRJ

Um dos mais importantes cantores líricos do Brasil, o tenor tem em seu repertório quase 50 personagens interpretados na América do Sul e países da Europa. Eric Herrero assumiu a direção artística do TMRJ em fevereiro de 2020, desenvolvendo uma programação com grandes títulos da ópera e ballet de repertório, promovendo a volta do grande público ao maior teatro lírico do país, com lar lotada ao longo de todo o ano. Desenvolveu o projeto Municipal Para Você em parceria com a ASSCOM-TMRJ. Reconhecido no meio cultural, é Presidente do Parecer Estadual de Política Cultural e, recentemente, recebeu os títulos de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro e Emissário do Turismo do Rio de Janeiro.

Podcast – Municipal Para Você

Incidente # 07 – Terceira Temporada – II Festival Oficina da Ópera

Apresentação: Eric Herrero. 

Participação: Bruno Fernandes, Mateus Dutra, Ana Vanessa Silva Santos e Daniel Salso. 

Gravação e Edição: Fábio Aquino, Davi Amorim e Renan Hubner.

Colaboração: Jayme Chaves.

Produção: Allex Lourenço.

Ficha técnica do Espetáculo:

Ópera 1 – Candinho. 

Dia 12/9, às 14h (Projeto Escola Arte Instrução Petrobras). 

Dia 13/9, às 19h. 

Música e libreto de João Guilherme Ripper. 

Candinho – Erika Henriques, mezzo-soprano. 

Branca – Ariel Castilho, soprano. 

Maria José – Carolina Morel, soprano. 

Gôndola/Domênica – Andressa Inácio, contralto. 

Palhaço Beringela/Lavrador – Guilherme Moreira, tenor. 

Padre Josué/Batista – Fernando Lorenzo, barítono. 

Candido Portinari – Ludoviko Vianna, ator. 

Ensemble OSTM

Coro Infantil da UFRJ. 

Direção Músico e Regência – Roberto Duarte. 

Concepção e direção cênica – Daniel Salso. 

Cenografia – Francisco Ferreira. 

Figurinos – Rebecca Cardoso. 

Iluminação – Isabella Castro e Jonas Ávila.

Ópera 2 – LA SERVA PADRONA. 

Dia 14/9, às 19h. 

Dia 15/9, às 17h. 

Música de Giovanni Battista Pergolesi. 

Libreto de Gennaro Antonio Federico. 

Serpina – Michele Menezes, soprano. 

Uberto – Saulo Javan, inferior. 

Vespone – Ludoviko Vianna, ator. 

Ensemble OSTM. 

Direção músico e regência – Jésus Figueiredo. 

Concepção e direção cênica – Ana Vanessa Silva Santos. 

Cenografia – Taisa Magalhães e Beatriz Fontoura. 

Figurinos – Carolina Lima e Karine Amorim. 

Iluminação – Jonas Soares e Pablo Souza.

Ópera 3 – LE VILLI. 

Dias:

18/9 (Tentativa Universal) 

19/9, às 12h.

20 e 21/9, às 19h.

Música de Giacomo Puccini. 

Libreto de Ferdinando Fontana. 

Anna – Marly Montoni (19 e 21) e Marianna Lima (dias 18 e 20), sopranos. 

Roberto – Lazlo Bonilla (19 e 21) e Ivan Jorgensen (dias 18 e 20), tenores. 

Guglielmo – Santiago Villalba (19 e 21) e Flávio Mello (dias 18 e 20), barítonos. ]

Convidada privativo – Claudia Mota, primeira bailarina do TMRJ, uma vez que Rainha das Villis. Artista convidado – Nicola Siri, ator, uma vez que Narrador. 

Bailarinos do TMRJ convidados – Cristiane Quintan (Sirena), Tereza Ubirajara (Tia) e Mateus Dutra (Narrador). 

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Bailarinos Contratados. 

Direção músico e regência – Felipe Prazeres. 

Concepção, direção cênica e coreografia – Bruno Fernandes e Mateus Dutra. 

Cenografia – Fael Di Roca. 

Figurinos – Renan Garcia. 

Iluminação – Isabella Castro e Jonas Soares.

Serviço: II Festival Oficina da Ópera. De 12 a 21 de setembro

Datas e horários: 

Ópera 1 – Candinho

Dia 12/9, às 14h (Projeto Escola). 

Dia 13/9, às 19h. 

Classificação: Livre. 

Ópera 2 – La Serva Padrona 

Dia 14/9, às 19h. 

Dia 15/9, às 17h. 

Classificação: Livre. 

Ópera 3 – Le Villi 

Dias 18 (Tentativa Universal) 

19/9, às 12h.

20 e 21/9, às 19h. 

Classificação: 14 anos. 

Lugar: Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Endereço: Rossio Floriano, s/n° – Meio.

Ingressos: 

Frisas e Camarotes – R$60,00 (ingresso individual). 

Plateia e Balcão Superior – R$40,00. 

Balcão Superior e Lateral – R$30,00. 

Galeria Meão e Lateral– R$15,00. 

Ingressos através do site www.theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do Theatro.  

Haverá uma palestra gratuita no Salão Assyrio uma hora antes do início do espetáculo.

Patrocinador Solene Petrobras. 

Pedestal: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Amil Paradiso, Fever, Consolato Generale d’Italia, Instituto Italiano de Cultura, Projeto Portinari, EAV – Parque Lage, ESPM, Projeto Ópera, Sinos, Programa Arte de Toda Gente. 

Realização Institucional: UFRJ, Escola de Música da UFRJ, Instalação Universitária José Bonifácio, FUNARTE, Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Instalação Teatro Municipal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

Lei de Incentivo à Cultura. 

Realização: Ministério da Cultura e Governo Federalista, União e Reconstrução.

Assessoria de prensa TMRJ:

Cláudia Tisato – [email protected]

Assessora Director de Informação TMRJ:

MariettaTrotta – [email protected]





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