O picadeiro vai ganhar um novo endereço. Pela primeira vez em São Sebastião, o Circo Vitória chega com uma programação especial e cheia de cores: oficinas gratuitas de tecido, lira, trapézio, malabares e bambolê — com turmas pensadas especialmente para a primeira infância.
O projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e do portal Agenda Cultural Brasília, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com recursos do edital de Manutenção de Espaço. Além de São Sebastião, o circo passará por Guará, Riacho Fundo II e Samambaia ao longo do ano.

“Estamos muito felizes em dar continuidade ao projeto, dessa vez em uma nova cidade”, comemora a diretora-geral Loiri Teresinha Mocellin, que comanda o Circo Vitória ao lado do marido, dos filhos e dos netos.
Para ela, o investimento fortalece a cultura circense no Distrito Federal — e ainda promove benefícios físicos e mentais aos participantes. “É uma forma de trabalhar a coordenação motora, a consciência corporal e o equilíbrio”, explica.
Um dos destaques desta edição são as aulas de bambolê voltadas para crianças a partir de cinco anos. “O bambolê já permite desenvolver equilíbrio e coordenação desde cedo. E, a partir daí, a criança pode explorar outras práticas, como lira”, completa Loiri.
Esta é a terceira vez que o Circo Vitória é contemplado pelo FAC. A primeira foi durante a pandemia. Só no ano passado, cerca de 800 pessoas participaram das atividades.
Como participar?
As inscrições para as oficinas gratuitas estão abertas e podem ser feitas de forma presencial, pelas redes sociais ou pelo telefone (61) 98381-5537, enquanto houver vagas.
As oficinas iniciam no dia 23 de julho e duram dois meses, sempre às quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. O Circo Vitória está instalado em frente à Administração de São Sebastião. As aulas ocorrem às segundas e terças-feiras. Não é necessária experiência prévia.

Já os espetáculos circenses do Circo Vitória são apresentados às quinta-feira e sextas-feiras, às 20h30; e aos sábados, domingos e feriados nos horários de 16h30 ,18h30 e 20h30. Adultos pagantes de inteira têm direito à entrada gratuita de uma criança de até 10 anos.
Confira a programação das oficinas
Quartas-feiras
9h às 10h – Tecido
10h às 11h – Bambolê
14h às 15h – Lira
15h às 16h – Malabares
Quintas-feiras
14h às 15h – Trapézio