Por Kleber Karpov
O fim de semana no Distrito Federal promete animação com uma vasta agenda de cultura e lazer em espaços públicos administrados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Com atrações gratuitas que vão do teatro à música, além de oficinas, exposições e atividades recreativas, a programação atende crianças, jovens e adultos de diversas regiões administrativas.
Rock e motociclismo
Para os fãs de música e motociclismo, o Circuito Moto Brasil realiza sua primeira edição de sexta (15) a domingo (17), no Museu Vivo da Memória Candanga. O evento celebra o rock clássico e o motociclismo, com shows, gastronomia e exposições de veículos para toda a família. A entrada é gratuita.
Arte e fotografia

No Museu Nacional da República, a atração é o Festival Mês da Fotografia. Com o tema
O que vemos quando escutamos, o festival apresenta quatro exposições gratuitas que exploram a inclusão, a ancestralidade e a diversidade por meio de narrativas visuais e sensoriais. Para quem aprecia a arte contemporânea, a Casa Aerada Varjão inaugura no sábado (16) a exposição
Glória Paraíso. A mostra, com curadoria de Renata Azambuja e Gladstone Menezes, revela a força poética e política da artista, com obras que dialogam com a memória, o corpo e a história. A visitação é gratuita e aberta até setembro.
Cinema ao ar livre

Para quem prefere a tela grande, o projeto Cinema Inflável chega a São Sebastião com sessões de cinema gratuitas ao ar livre. Nesta sexta, o filme em cartaz é
Kasa Branca, enquanto o de sábado é Ratatouille. No domingo,
Que horas ela volta? é a atração. As sessões, a partir das 19h, contam com distribuição de pipoca e refrigerante, além de recreação infantil.
Lazer e natureza

A pesca esportiva também tem seu espaço na agenda, com a última etapa do Campeonato de Pesca do Distrito Federal, na orla da Concha Acústica, sábado e domingo. Com entrada gratuita, o evento integra o programa Viva o Lago e leva esporte, lazer e conscientização ambiental, com feira de pesca, palestras e shows de Wilian & Marlon no sábado e Júnior Ferreira no domingo, além de espetáculos infantis.
O patrimônio e a natureza também são celebrados com programações especiais. O Museu de Arte de Brasília (MAB) preparou uma agenda para o Mês do Patrimônio Cultural, com oficinas, visitas mediadas e contações de histórias gratuitas para todas as idades. As atividades, sempre a partir das 10h30, buscam valorizar a memória e o acesso à cultura. Para fechar, como em todo domingo e feriado, o programa Lazer Para Todos, do GDF, continua a garantir a entrada gratuita no Jardim Botânico de Brasília e no Zoológico de Brasília.