Por Kleber Karpov
A tradição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) se renova em sua 58ª edição, que celebra 60 anos em 2025 com uma programação ampliada e a homenagem à atriz Fernanda Montenegro. Em coletiva de imprensa no Cine Brasília, na quarta-feira (20), a diretora-geral do festival, Sarah Rocha, e o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, anunciaram a programação que vai de 12 a 20 de setembro.
Segundo Sarah Rocha, o evento será ainda mais potente e representativo. Para ela, o Cine Brasília tem uma programação “cada vez mais potente e com uma capacidade de atração de público cada vez mais visível”. O diretor artístico, Eduardo Valente, destacou que haverá obras de mais de 15 estados, com equidade de gênero entre diretores e diretoras, além de cineastas indígenas e negros. “O grande barato é ver que esse todo permite enxergar de um olhar mais amplo. A gente tem as cinco regiões representadas, permitindo a quem vem acompanhar essa semana ter realmente um cinema brasileiro à disposição”, pontuou.
O secretário de Cultura, Claudio Abrantes, ressaltou que o festival reflete uma política de continuidade e que “Brasília faz parte da vanguarda do audiovisual brasileiro”. Ele enfatizou que o festival celebra os 60 anos com investimentos no Cine Brasília e no audiovisual do DF.
Uma das novidades anunciadas foi a criação de um Conselho Consultivo de Cinema e Audiovisual, que permitirá uma “consulta qualificada com quem faz cinema na capital”. Abrantes reforçou que o conselho é fruto de um trabalho integrado do Governo do Distrito Federal com a Secretaria de Cultura e de uma “escuta constante a toda a comunidade que dialoga nessa área”. Ele também destacou o lançamento de um concurso público para a construção do anexo do Cine Brasília.
A grande homenageada da edição será a atriz Fernanda Montenegro, que em 1965 foi a primeira artista premiada no FBCB, pelo filme “A Falecida”, de Leon Hirszman. Sarah Rocha enfatizou que a homenagem é “mais do que justa e merecida”.
A sessão de abertura trará o filme “Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, premiado em Cannes. No total, o festival exibirá 80 filmes em cinco dias, incluindo produções inéditas, clássicos restaurados, conferências, atividades formativas, o Ambiente de Mercado e o Festivalzinho, voltado ao público infantil. A grade completa está na página oficial do festival, e as inscrições para as oficinas podem ser feitas até o dia 25 deste mês.