No próximo dia 14 de setembro, a moda tomará conta da Ceilândia, com o desfile promovido pelo projeto Rap Fashion. Idealizado pelo estilista Romildo Nascimento, a iniciativa levará a Biblioteca de Ceilândia, um evento gratuito que celebra a estética das periferias, unindo cultura hip hop, inclusão e criatividade. Artistas do rap, influenciadores locais e modelos subirão à passarela para uma apresentação que promove a força criativa da maior cidade do Distrito Federal.
A proposta do Rap Fashion vai além da estética: é um projeto de formação, inclusão e valorização dos talentos criativos das comunidades. Antes do desfile, foi realizada uma oficina de criação de looks com jovens da periferia, que aprenderam diretamente com Romildo a desenhar e confeccionar peças autorais. O resultado desse processo colaborativo será exibido ao público em uma coleção de 20 looks para o desfile.
“A moda pode e deve ser para todos. Este projeto nasce da Ceilândia para mostrar que estilo, potência criativa e representatividade não precisam de CEP nobre para brilhar”, afirma Romildo, que já participou de 12 edições do Capital Fashion Week tem suas criações vestidas por artistas e comunicadores do país inteiro.
Segundo a rapper Belladona, uma das convidadas a participar do desfile, a expectativa é de que o evento dialogue diretamente com quem vive e valoriza a cultura do rap. “Espero que o Rap Fashion se conecte com quem ama o hip hop, que traga a moda junto das tendências artísticas e culturais e reflita aquilo que realmente é vestido nas ruas”, afirmou. “Fazer parte desse momento é uma honra. Vai ser um marco na história da moda e do rap de Brasília”, comemorou!
A artista também destaca o desfile como um espaço de expressão e identidade. “O rap sempre teve uma relação histórica com a moda, influenciando tendências, criando estilos e até impulsionando grandes marcas. Essa conexão aparece no vestuário, que carrega a cultura de rua e a auto expressão. A moda, nesse contexto, vira uma forma de comunicar quem somos e o que acreditamos”, ressaltou.
Além do desfile, o projeto culminará na produção de um catálogo digital, reunindo imagens das peças desenvolvidas na oficina. O material será disponibilizado gratuitamente nas redes sociais do projeto e dos artistas participantes, ampliando o alcance das criações e oferecendo uma vitrine para novos talentos da moda local.
O evento terá apresentação do rapper Japão, do grupo Viela 17, discotecagem do Lethal Breaks e produção executiva de Ruth Venceremos, nomes que reforçam o compromisso do projeto com a diversidade, inclusão e representatividade real.
Contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc, a iniciativa oferecerá toda a estrutura para a realização do desfile, incluindo acessibilidade para o público e os modelos PcD.
Serviço:
Biblioteca pública de Ceilândia – Ceilândia Norte QNN 13 Ao lado da estação de metrô, Área Especial – Ceilândia, Brasília – DF
Data: 14 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: 15h
Entrada: gratuita
Mais informações: @rapfashion.df @romildonascimento.oficial
Acessibilidade garantida para público e modelos PcD