Por Carolina Pessôa
Morreu na manhã desta segunda-feira (8), no Rio de Janeiro, a cantora e compositora Angela Ro Ro. A artista estava hospitalizada desde junho com quadro de infecção pulmonar, e não resistiu ao agravamento da doença.
Angela Ro Ro destacou-se por sua voz rouca e era conhecida também por sua atitude, marcada pela ironia, humor e franqueza. Foi autora de mais de uma centena de gravações em 14 discos próprios, além de participações em coletâneas especiais.
Angela Ro Ro: vida e obra
Sua carreira começou na primeira metade da década de 1970, quando morou na Inglaterra, chegando a cantar em pubs e a participar de uma faixa do LP Transa, de Caetano Veloso, tocando gaita.
A cantora teve o reconhecimento de público e de crítica em discos de anos seguintes com diversas faixas nas quais se afirmou como autora e intérprete.
Manifestações de pesar
Nas redes sociais, artistas e público manifestaram comoção pela morte. A cantora Maria Bethânia postou uma foto das duas e escreveu “Só amor”. Zélia Duncan agradeceu a Angela Ro Ro pela coragem e luta que a artista deixou como caminho, além da voz inigualável e canções belas e profundas.
Já a atriz Zezé Motta destacou a amizade de mais de meio século com a artista e a exaltou como dona de um talento incrível.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse que recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento de Angela Ro Ro, e escreveu:
“Uma artista verdadeira, de uma grandeza admirável e que marcou nossa música com sua voz, deixando uma contribuição importante pra cultura brasileira.”