InícioDestaquesJorge Aragão 50 anos de poesia, um passeio pela obra do artista...

Confira

Destaque

Jorge Aragão 50 anos de poesia, um passeio pela obra do artista – dia 30 de setembro, no Theatro Municipal

Há cinco décadas, o mestre Jorge Aragão busca inspiração nas histórias do cotidiano para criar poesias em forma de canção. Festejada da velha guarda à nova geração, a obra de Aragão está sendo reverenciada no show que comemora 50 anos de trajetória de um dos maiores compositores do Brasil. O espetáculo

acontece no dia 30 de setembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, eterá acesso inteiramente gratuito.

No show Jorge Aragão – 50 anos de poesia, o compositor vai brindar o público do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com vários  sucessos, como “Malandro” (Jorge Aragão e Jotabê), “Tendência” (Jorge Aragão e Dona Ivone Lara), “Coisa de Pele” (Acyr Marques e Jorge Aragão), “Lucidez” (Jorge Aragão e Cléber Augusto), “Vou festejar” (Jorge Aragão, Dida e Neoci), Coisinha do Pai (Jorge Aragão, Almir Guineto e Luis Carlos), “Moleque Atrevido”(Jorge Aragão, Flávio Cardoso e Paulinho Resende) e “Identidade” (Jorge Aragão), entre outros clássicos que até hoje reverberam nos palcos e rodas de samba do Brasil. O espetáculo terá ainda a participação de convidados especiais.

A iniciativa do projeto, idealizado por Tânia Aragão, conta com a participação do ator Raphael Logam em um formato inédito na carreira de Jorge Aragão.  No papel de narrador e testemunha ocular da história, o ator contracena com Aragão em vários momentos do espetáculo, pontuando passagens importantes da carreira do compositor. A direção do show e textos é de Afonso Carvalho, o cenário leva a assinatura do tarimbado cenógrafo Zé Carratu, e a direção musical é de Jerominho Fernandes.

O público também será convidado a descobrir mais sobre a trajetória de Jorge Aragão na exposição que ocupa o foyer do teatro, através da qual será possível conhecer mais de perto o universo musical e poético do compositor. O espetáculo tem patrocínio da Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Eldorado Brasil e da BYD. A produção é da Música e Mídia Produções, em parceria com a Aragão Music.

Jorge Aragão 50 anos de poesia tem ainda o compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e de governança. Mais do que um espetáculo, o projeto se alinha a práticas responsáveis que geram impacto positivo para todos os envolvidos. A utilização de materiais recicláveis e reutilizáveis na cenografia e na comunicação visual, além de estratégias criadas para minimizar a emissão de carbono, são algumas das medidas adotadas pelo projeto.

Os ingressos para show e exposição são gratuitos e serão disponibilizados no dia 22 às 12h, através do site https://feverup.com/pt/rio-de-janeiro/venue/theatro-municipal-do-rio-de-janeiro, sujeitos à lotação do teatro.

Sobre Jorge Aragão

Nascido em 1º de março de 1949 – sensível, intuitivo e ligado à espiritualidade, como os nativos do signo de Peixes -, Jorge Aragão é um dos maiores nomes da música popular brasileira. Nascido no Bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, foi fisgado pelo samba ainda jovem, mas esse amor ganhou força quando ele se juntou ao grupo de compositores que se reunia na quadra do Bloco carioca Cacique de Ramos. Foi lá que Beth Carvalho, cantora intimamente ligada à trajetória de Aragão, o conheceu. Beth transformou sambas como “Vou Festejar” e “Coisinha do Pai” em sucessos instantâneos.

Contemporâneo de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Almir Guineto e Sombrinha, entre outros companheiros do chamado Fundo de Quintal (do qual foi um dos fundadores), Jorge Aragão transita com maestria por todas as vertentes do samba. Antes de juntar-se ao grupo de compositores, já havia emplacado sucessos nas vozes de Elza Soares (“Malandro”) e Emílio Santiago (“Logo agora”).

Com mais de 20
álbuns lançados, Jorge Aragão já foi gravado por artistas de diferentes estilos
e gerações: de Elba Ramalho e Maria Rita a Ney Matogrosso e Exaltasamba; de
Martinho da Vila e Dona Ivone Lara a Jorge Vercillo e Seu Jorge, entre tantos
outros. Dono de uma extensa discografia, em 2016 foi protagonista do projeto
Sambabook, indicado ao Grammy Latino, que incluiu discobiografia, fichário de partituras e um CD físico com gravações
de grandes nomes do samba e da MPB.

A Aragão Music

Dirigida por Tânia Aragão e Fernanda Aragão, filha e neta de Jorge Aragão, a Aragão Music é responsável, desde 2020, pela imagem e por projetos especiais e fonográficos do cantor Jorge Aragão. O projeto Jorge Aragão 50 anos de poesia, idealizado por Tânia Aragão há alguns anos, acontece agora, quando o compositor celebra 50 anos da primeira gravação de “Malandro”, obra prima lançada por Elza Soares.  A música projetou o nome de Jorge Aragão como um dos maiores compositores da sua geração, que viria a ter, na sequência, diversos sucessos gravados nas vozes de Beth Carvalho, Emílio Santiago, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, além do próprio compositor.

Jorge Aragão 50 anos de Poesia

Data: 30 setembro
Abertura da casa às 18 horas
Horário do show: 19h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Ingressos gratuitos e limitados, disponibilizados
no dia 22 de setembro às 12h através do site https://feverup.com/pt/rio-de-janeiro/venue/theatro-municipal-do-rio-de-janeiro sujeitos à lotação do teatro.

Banda de Jorge Aragão

Jerominho Fernandes: Direção musical e violão 6 cordas
Junior Moraes: Percussão eletrônica
Diego Delavega: Bateria
Neném Chama: Percussão
Leandro Saramago: Violão 7 Cordas
Leozinho Rodrigues: Percussão
Vitor de Souza: Banjo
Daniel Aranha: Cavaquinho

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com