Por Kleber Karpov
O II Festival de Teatro Verônica Moreno abriu inscrições para a oficina gratuita “Gabri[elas] — Narrativas que nos Compõe”, que será realizada em 28/Set, das 9h às 13h, no Complexo Cultural Samambaia. A iniciativa, voltada para interessados a partir de 16 anos, faz parte da programação do festival, viabilizado com R$ 300 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).
Formação e espetáculo
A oficina será ministrada pela atriz Fernanda Viacava e pela iluminadora Nara Zocher, do Coletivo Mulheres da Vida (SP). Com 20 vagas disponíveis, a atividade é aberta a atores, estudantes de artes cênicas e ao público em geral. A proposta é explorar a construção de dramaturgias a partir do encontro entre artistas e personagens reais, utilizando exercícios práticos do processo de criação do espetáculo Gabri[elas].
“Teremos a oportunidade de compartilhar algumas pílulas da criação do espetáculo, utilizando conceitos muito caros ao teatro, tanto em sua simplicidade quanto em sua complexidade técnica”, explica Viacava, premiada como Melhor Atriz no Festival de Passos (MG) por sua atuação na peça.
O II Festival de Teatro Verônica Moreno acontece de 27/Set a 02/Out, também no Complexo Cultural Samambaia. A programação inclui dez espetáculos de grupos locais, nacionais e universitários, além de rodas de conversa, exposição e homenagens. Todas as sessões terão acessibilidade em Libras.
Fomento e homenagem
Principal mecanismo de fomento do GDF, o FAC possibilita a realização de projetos culturais e a descentralização de políticas públicas. A escolha de Samambaia como sede do festival, segundo a coordenação, está diretamente ligada à trajetória da atriz e diretora que dá nome ao evento.
“O evento impacta diretamente a cidade de Samambaia, que passa a receber espetáculos e atividades formativas em um espaço público de cultura que leva o nome de uma artista fundamental para a região”, afirma Marília Abreu, coordenadora geral do projeto. A programação inclui ainda o Prêmio Verônica Moreno, que homenageia mulheres de destaque no teatro do Distrito Federal.
→ Oficina Gabri[elas] — Narrativas que nos Compõe
· 28 de setembro, das 9h às 13h
· Complexo Cultural Samambaia
· Inscrição neste link
· Atividade gratuita, com 20 vagas
→ II Festival de Teatro Verônica Moreno
· 27 de setembro a 2 de outubro
· Complexo Cultural Samambaia
· Entrada gratuita
27/9 (sábado)
· 19h – Solenidade de abertura, exibição do filme Verônica Moreno e o Teatro da Transformação e entrega do Troféu Verônica Moreno à artista Áurea Liz
· 20h30 – Abertura da exposição Salão de Palhaçaria Feminina+
28/9 (domingo)
· Das 9h às 13h – Oficina Gabri[elas] — Narrativas que nos Compõe
· 16h – Roda de conversa “Teatro como ferramenta de transformação”
· 20h – Espetáculo convidado: Varieté Perpétua – Uma gala para Verônica (DF)
29/9 (segunda-feira)
· 10h – Espetáculo Pai Nosso (Coletivo Arar/DF) – 14 anos
· 15h – Espetáculo O Vestido da Rainha (Cia Bambolina/SP) – Livre
· 20h – Espetáculo Gabri[elas] (Coletivo Mulheres da Vida/SP) – 16 anos
30/9 (terça-feira)
· 10h – Espetáculo Inventando Moda (Cia Boca do Lixo/GO) – Livre
· 15h – Espetáculo Zezinho e o Livro Mágico (Grupo Caras/DF) – Livre
· 20h – Espetáculo Amélie (Trupe Trabalhe Essa Ideia/DF) – Livre
1º/10 (quarta-feira)
· 20h – Espetáculo O Misterioso Desaparecimento de W (Adriana Nunes/DF) – 16 anos
2/10 (quinta-feira)
· 10h – Espetáculo Ofélias Explicam (Chia Liaa/DF) – 16 anos
· 15h – Espetáculo Sementes – Sessão Azul (Casulo Teatro/DF) – Livre