De outubro a dezembro de 2025, o laboratório reunirá artistas de diferentes regiões do Brasil em uma jornada híbrida (virtual e presencial), com oficinas, tutoriais, encontros formativos e intercâmbios com profissionais convidados do Brasil e do exterior. Ao todo, até quatro artistas, grupos ou projetos serão selecionados por edital, e cada um receberá uma bolsa de pesquisa no valor total de R$ 4.000.
Um espaço para a arte e a infância
O LAB POPI propõe a implementação de um programa de valorização da pesquisa e criação artística destinadas à primeira infância. A iniciativa foi concebida para fomentar processos criativos colaborativos, incentivar a produção coletiva de conhecimento e promover diálogos entre artistas nacionais e internacionais.
Para Cirila Targhetta, atriz integrante do Coletivo Antônia e uma das idealizadoras do projeto, o LAB POPI ajuda no desenvolvimento cognitivo e expressivo das crianças, pois propõe atividades artísticas para o público da primeira infância, fase em que se formam sensibilidades, criatividades e as capacidades críticas do ser humano.
“Mais do que um espaço de formação, o laboratório reconhece a criança como sujeito capaz de influenciar os cenários sociais, políticos e econômicos da sociedade. Nosso objetivo é fornecer apoio e financiamento a artistas que se dedicam às artes cênicas para bebês e crianças, contribuindo não apenas com o fortalecimento do setor artístico, mas também com a ampliação do acesso cultural desde os primeiros anos de vida”, destaca a artista.
Estrutura e formação
Organizado em três eixos principais — Dramaturgia, Corpo e Direção de Arte — o LAB POPI oferece um percurso formativo que combina experimentação, teoria e prática. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar suas investigações, compartilhar processos e estreitar vínculos com outras iniciativas voltadas à infância, ampliando redes de colaboração e visibilidade.
Ao final do programa, os trabalhos desenvolvidos serão compartilhados com o público em ações presenciais voltadas a bebês e crianças, como desdobramento público das pesquisas realizadas.
Processo de Seleção e Cronograma:
Para participar do LAB POPI, os interessados deverão enviar uma proposta de projeto de criação a ser desenvolvida durante o programa, além da documentação necessária.
As inscrições seguem abertas de 8 a 19 de outubro por meio do formulário de seleção. A divulgação das/os selecionadas/os será no dia 20 de outubro. A previsão é que o programa inicie no final de outubro e siga as atividades até dezembro deste ano, finalizando com o compartilhamento público dos resultados finais.
O edital com critérios de participação, prazos e detalhes do processo seletivo estará disponível no site https://www.coletivoantonia.
Serviço: LAB POPI – Laboratório de Poéticas Cênicas para os Primeiros Anos
Período: Outubro a Dezembro de 2025
Formato: Híbrido (virtual e presencial)
Público-alvo: Artistas e criadores com propostas voltadas a bebês e crianças de 0 a 6 anos
Bolsa de pesquisa: R$ 4.000 por artista/projeto selecionado
Edital disponível em: coletivoantonia.com
Redes: @coletivoantonia
Inscrições: https://docs.google.com/forms