Depois de passar por vários festivais de cinema e sessões especiais dentro e fora do Brasil, o filme “O Agente Secreto”, chega às telas de mais de 700 cinemas, em cerca de 370 cidades brasileiras.
Estrelado pelo ator Wagner Moura, com direção e roteiro do pernambucano Kleber Mendonça Filho, o longa-metragem é o representante brasileiro na corrida por uma das cinco vagas ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
Ambientado no final da década de 70, o filme acompanha Marcelo, interpretado por Moura, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. Enquanto acompanhamos a tensa rotina envolvendo Marcelo, o longa materializa o momento político do Brasil.
Após a estreia mundial no Festival de Cannes, em maio passado, quando recebeu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator para Moura, “O Agente Secreto” circulou por mais de 50 festivais e acumulou cerca de 20 premiações. Em relação às possíveis indicações ao Oscar, além de filme internacional, a crítica especializada aposta na indicação em outras categorias como atuação, roteiro e direção.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deve divulgar os finalistas ao prêmio em 22 de janeiro do ano que vem.












