Por Kleber Karpov
A Estrutural deve sediar a 64ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O evento deve ocorrer nesta sexta (14/Nov) e sábado (15/Nov) na Quadra 2, Setor Norte, no Campo de Futebol da antiga Quadra 12. O programa tem como objetivo levar serviços públicos gratuitos à comunidade, com atendimentos das 9h às 16h na sexta e das 9h às 12h no sábado.
Esta edição especial deve celebrar o Mês da Consciência Negra com uma programação cultural diversificada. As atrações incluem apresentações de carimbó, capoeira e maculelê, uma dança folclórica guerreira. As apresentações devem ocorrer na manhã de sábado, promovendo arte, ancestralidade e valorização da cultura afro-brasileira para a comunidade local.
Serviços de cidadania e bem-estar animal
Além da programação cultural, o evento deve trazer novidades voltadas ao cuidado animal. Um trailer especial da Secretaria de Proteção Animal (Sepan) deve estar disponível para a inscrição de castração de cães e gatos. O evento deve ofertar 220 vagas no total, distribuídas entre os dois dias.
Na sexta-feira, serão 120 inscrições, divididas em 60 para cadelas, 30 para cachorros, 15 para gatas e 15 para gatos. No sábado, o trailer deve atender mais 100 tutores, com 50 vagas para cadelas, 30 para cachorros, 10 para gatas e 10 para gatos. Haverá, ainda, um espaço de vacinação de pets, com o objetivo de reforçar a importância da proteção e do bem-estar dos animais domésticos da Estrutural.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a relevância de integrar as demandas da comunidade aos serviços oferecidos: “A cada edição, nós buscamos ouvir as demandas das comunidades e levar novas ações que façam a diferença na vida das pessoas. Nesta edição, além dos serviços de cidadania, nós estamos ampliando o cuidado com os animais e valorizando nossa cultura afro-brasileira, em um evento que celebra pertencimento e inclusão”, afirmou Passamani.
Atividades de capacitação e cultura
Durante os dois dias, o programa deve oferecer serviços gratuitos de cidadania, assistência, capacitação e bem-estar. O evento também deve promover oficinas, atividades culturais e ações de valorização da autoestima e da convivência comunitária.
A programação inclui o teatro educativo do Detran-DF, apresentações musicais com artistas locais de axé e sertanejo, além do curso “Nasce uma Estrela”. O curso é voltado a gestantes e mães de recém-nascidos. A iniciativa oferece orientação sobre amamentação, primeiros socorros e cuidados pós-parto, com a expectativa de atender cerca de 100 mulheres.
O público também deve participar de um aulão de jiu-jitsu, promovido pelo Instituto Favela de Ouro na manhã de sábado, com inscrições gratuitas feitas no local. Outro destaque é o espaço de inscrições para o Casamento Comunitário 2025. O evento deve realizar a 4ª edição em 7 de dezembro no Museu Nacional da República. Casais interessados podem se cadastrar gratuitamente no estande.
O GDF Mais Perto do Cidadão deve oferecer serviços tradicionais, a exemplo dos atendimentos do Na Hora, emissão de documentos, apoio da Polícia Civil, espaço infantil, cortes de cabelo e maquiagem gratuitos, orientações jurídicas e sociais, e ações de saúde.












