InícioDestaquesExposição narra quatro décadas do trabalho artístico de Nonatto Coelho  

Confira

Destaque

Exposição narra quatro décadas do trabalho artístico de Nonatto Coelho  

Cerca de 70 telas, uma instalação e dois objetos produzidos entre 1983 e 2025 vão estar na mostra individual. A abertura da exposição acontece terça-feira (27/01), às 19h, no MAG - Museu de Arte de Goiânia. As visitações são gratuitas e podem ser feitas até o dia 1º de março

O que é o tempo no multiverso da arte? A exposição “Nonatto Coelho 4 Décadas de Arte”, com curadoria de Sanatan – o precursor do Naturalismo em Goiás, questiona o público. Mas, também celebra o valor da produção artística existente desde os tempos imemoriais das cavernas até os dias atuais, na vida das pessoas.

Ao longo de exatos 42 anos dedicados, ininterruptamente, ao ofício artístico, Nonatto Coelho realizou exposições no Brasil e no exterior. “Celebro quatro décadas de trajetória artística, desde a minha primeira participação profissional no V Salão Nacional de Arte, realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1982”, explica o artista.

Ainda de acordo com Nonatto Coelho, o tempo passa rápido quando fazemos o que gostamos. “O tempo na arte é outro, pelo menos na minha visão.  A arte em meu ver tem um parentesco com a religião e a ciência. Na Grécia, país que morei por 11 anos, aprendi que eles contam o tempo de 10 em 10 anos, a cada década temos uma conquista, uma responsabilidade antropológica, que nos reveste de certas responsabilidades pessoal e eventualmente social”, explica.

“Ainda me sinto jovem com 62 anos e tudo que desejo é continuar minha caminhada onde quer que esteja”, diz o artista. Na concepção de Nonatto, o momento importante é no agora e hoje é melhor que ontem e assim, sucessivamente. Sobre o balanço da carreira, ele diz não se preocupar qual foi a exposição mais relevante. A única coisa que quer é continuar produzindo, pois só o tempo irá dizer o que ele fez de mais significativo.

A exposição tem o patrocínio da Lei Aldir Blanc do Ministério da Cultura. Ela é composta por pinturas, que representam diferentes fases do percurso artístico de Nonatto Coelho. Além de 70 telas, vão ser expostos dois objetos e uma instalação produzidos em diferentes períodos entre 1983 e 2025.

Histórico

Nonatto Coelho é natural de Montalvânia-MG e desenha desde criança. A pintura com o pincel iniciou efetivamente aos 18 anos. Com 19 anos, se inscreveu em um concurso de arte na sua cidade, o GREMI e foi selecionado, juntamente, com os saudosos Cleber Gouvêa e Carlos Sena para representar Goiás, no V Salão Nacional de Arte Moderna. A exposição promovida pela FUNARTE aconteceu no MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A partir disso, Nonatto não parou mais. Em 1990 ganhou o prêmio de viagem à Paris em uma Bienal Nacional de Goiás. Conheceu a Europa e permaneceu por mais de uma década, onde fixou residência em Atenas. Realizou algumas exposições individuais e coletivas naquele continente.

Reflexões de um pintor!

Segundo Nonatto Coelho, a vida é cíclica. Por isso, a arte tende a ressurgir sempre em uma nova “roupagem”. Ela muda de acordo com o que acontece no seio da sociedade.  Na atualidade há uma onda conservadora que quer conter ‘emoções’ artísticas.

“Há mais de quarenta anos introduzi a arte do grafitti (Street Art) de forma espontânea em Goiás. Na época, eu e o colega Edney Antunes tínhamos o grupo ‘Pincel Atômico’.  Além da pintura de cavalete no ateliê eu ‘carimbava’ com spray e stencil, os muros de Inhumas, Goiânia, Uberaba. Quando viajei pra Grécia, grafitei os muros da ilha de Rhodes. Em Israel, foram os viadutos do deserto de Negev”, contextualiza.

A principal diferença do início de carreira para Nonatto tem sido o tempo. Antes trabalhava até 12 horas por dia, hoje o ritmo é mais contido – porém a emoção é a mesma. Se pudesse voltar e aconselhar o jovem artista, que foi um dia diria: “Nascemos para sermos bons e nos tornarmos cada dia melhores”. Aos colegas artistas visuais que estão começando agora, Nonatto diz para não ter medo de sonhar e tentar dar o melhor de si mesmo, sempre.

Serviço: Exposição “Nonatto Coelho 4 Décadas de Arte”

Quando: terça-feira (27/01), às 19h

Onde: MAG – Museu de Arte de Goiânia (Rua 01, 605, Setor Oeste, Goiânia-GO)

Mais informações: @nonatto_coelho_

Entrada franca!

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com