InícioEVENTOSAgenda Cultural: Fim de semana em Brasília tem hip-hop, teatro e visitas...

Confira

Destaque

Agenda Cultural: Fim de semana em Brasília tem hip-hop, teatro e visitas com acessibilidade

Por Victor Fuzeira

O Governo do Distrito Federal (GDF) promete agitar o final de semana dos brasilienses com uma programação cultural diversificada e opções gratuitas. Com atrações para todos os gostos e públicos, a Agência Brasília elenca uma série de eventos que contam com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) ou são promovidos em equipamentos públicos.

Inspira Brasília

Caravana Cultural leva performances de hip-hop à Praça do Estudante, na Vila Nossa Senhora de Fátima | Fotos: Divulgação

Durante o fim de semana, a programação do Inspira Brasília segue diversificada. A iniciativa é do GDF, em parceria com a Câmara Legislativa (CLDF), a Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), a Federação do Comércio do DF (Fecomércio), a Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape) e o Sebrae-DF.

São vários eventos em diferentes endereços da capital, até o dia 10, como encontros, exposições, apresentações artísticas, palestras, workshops e painéis de discussão. O objetivo é criar conexões com turismo, tecnologia, gastronomia e design, arte e música, esporte e educação, estimulando a diversidade cultural e a colaboração entre os segmentos econômicos locais.

Um dos destaques é a exibição do espetáculo Naquela Estação, no Complexo Cultural de Planaltina. Com sessões às 20h no sábado (2) e no domingo (3), a peça narra a história de uma estação de trem perdida no tempo e dos passageiros na expectativa de que algo chegue. A trama tem histórias repletas de segredos e mistérios, encontros e desencontros.

Caravana Cultural

Planaltina também recebe, no domingo, a terceira edição da Caravana Cultural Nota 10 – evento que promove a inclusão e o legado da cultura hip-hop no Brasil. Shows musicais, dança e teatro vão agitar a Praça do Estudante, na Vila Nossa Senhora de Fátima. A entrada é franca.

As atrações, que terão início às 15h, contam com a participação da mestre cerimonialista e drag queen Raio Laser e dos grupos Subconsciente e Atitude Feminina, como representantes do rap local. A lista inclui ainda nomes do cenário nacional, como GOG, Osmair e Lio. No breakdance, também marcam presença FaB*Girl, Cypher Clan e B.boy Jackson.

Acessibilidade em Libras

Durante todo mês de março, uma ação organizada pelo grupo Mediato Conecta fará visitas em espaços culturais de Brasília guiadas e mediadas por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serão, ao todo, cinco encontros presenciais gratuitos, com limite de 20 vagas.

Grupo Mediato Conecta promove visita guiada ao Museu de Arte de Brasília no sábado

Durante as visitas, os participantes terão a oportunidade de conhecer e criar vínculos com os bens culturais que compõem o local a ser visitado, por meio de atividades mediadas. O objetivo é viabilizar o acesso de diferentes públicos aos equipamentos para despertar o gosto pela arte e cultura e promover experiências educativas sensíveis e inovadoras, entre outros benefícios.

O primeiro encontro será realizado neste sábado, com visita mediada à exposição , no Museu de Arte de Brasília (MAB). Para participar, basta comparecer ao local, a partir das 15h.

Oficina de animação

A Biblioteca Nacional de Brasília traz, neste sábado, programação especial com oficinas ensinando os princípios da animação para crianças com entre 8 e 12 anos. Não é necessário fazer inscrição: basta chegar e aproveitar o evento, marcado para começar às 10h.

A aula será ministrada, no espaço infantil da biblioteca (andar térreo), pela servidora Laura Teixeira Oliveira, formada em artes plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e técnica em restauro pela Fundação de Arte de Ouro Preto.

Exposições

Estes são os últimos dias para visitar, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, a exposição Metamorfoses: Fluxo entre Cores e Formas, do pintor costa-riquenho-alemão Osvaldo Orias. As obras, que trazem impressões sobre a paisagem brasileira e suas influências centro-americanas e europeias, estarão disponíveis na Galeria Rubem Valentim. Na Galeria Parangolé, por sua vez, a mostra Formas de Capturar o Tempo segue até o dia 24, com mais de 30 pinturas sobre a arquitetura de Brasília.

ARTeira – Especial Ilustração & Colagem é uma das atrações do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul

O espaço da 508 Sul também recebe, sábado e domingo, a peça Espelho Confessionário, de Deborah Varella. A trama apresenta uma reflexão sobre como realizar o nosso ideal de vida por meio dos caminhos que incluem o enfrentamento a uma sociedade preconceituosa e opressora.

Outra atração da 508 Sul é a feira criativa ARTeira – Especial Ilustração & Colagem. No sábado, o evento traz um mix de produtos e artes feitos por artistas da cidade que vão mostrar as mais inusitadas imagens do Quadradinho e do Brasil. As obras que estarão à venda levam a assinatura dos artistas locais. Além da feira, haverá uma oficina de colagem para adultos e crianças, contação de histórias e o Flash Day Tattoo.

Tá bombando...