InícioDANÇACerrado Fusion Fest realiza oficinas gratuitas

Confira

Destaque

Cerrado Fusion Fest realiza oficinas gratuitas

Em comemoração ao aniversário de Goiânia, “Festival Regional de Pole Dance, Aéreos e Fusion Brasil” vai oferecer oficinas em espaços públicos da capital. Capacitação “Dança e Flex” vai ser ministrada sexta-feira (24/10), às 10h, no Bosque dos Buritis e “O Corpo Suspenso”, no sábado (25/10), às 10h, na FETEG

O Cerrado Fusion Fest é um festival cultural e artístico inédito na capital de Goiás. Idealizado pela artista Súrya Macário, o festival tem o incentivo do Projeto Nacional Aldir Blanc, intermediado pela Secretaria Estadual de Cultura – Secult-GO. O evento é voltado para o público em geral, com destaque para estudantes e entusiastas de dança e cultura. Além das oficinas “Dança e Flex” e “O Corpo Suspenso”, o festival contará com apresentações artísticas, bate-papos e workshops. Toda a programação integra as lendas folclóricas brasileiras (Saci, Curupira, Boi Bumbá, Mãe d’Ouro…) com as expressões artísticas do Pole Dance e do Fusion Brasil.

A ideia do festival surgiu em 2011, no final da capacitação em Pole Dance Acrobático Súrya Macário. Naquele momento, a dançarina organizou o “Satine” que integrava o pole dance a outras vertentes artísticas. “Atualmente, as minhas expertises na dança são: Pole Dance, Tribal Fusion e Fusion Brasil. A motivação é fazer um evento, que pudesse juntar essas linguagens – pouco difundidas ainda no cenário goiano – com artes circenses, cênicas e danças autorais. O objetivo continua o mesmo, que é conquistar um olhar mais acolhedor da sociedade no que tange a essas novas modalidades de dança”, explica.

Contrapartida social

O Cerrado Fusion Fest vai ofertar oficinas gratuitas com duração de 1h30 no Bosque dos Buritis e na Federação de Teatro de Goiás (FETEG).  As oficinas “Dança e Flex” e “O Corpo Suspenso” são gratuitas. O objetivo é integrar a comunidade local, oferecendo uma oportunidade de vivência cultural e física, destacando os benefícios da dança e do alongamento para o bem-estar.

A escolha desse público genérico reflete o compromisso do festival com a democratização do acesso à cultura e ao estímulo pelas artes performáticas. Possibilitar novas modalidades artísticas de dança contribui para a formação de novos públicos. “O festival é destinado para todos os públicos, ou seja, faixa etária livre – de crianças aos 60+. Isso comprova que a dança é uma forma de expressão universal, acessível a pessoas de todos os biótipos, idades e gêneros”, destaca Súrya Macário.

Facilitadoras

A responsável pela oficina “Dança e Flex” será Súrya Macário. A artista é atuante em danças profissionalmente há 29 anos. Experiente em Jazz, Dança Contemporânea, Danças de Salão e Ventre Dança Cigana, Contato e Improvisação Teatro, Circo e tantas outras. Em 1996, iniciou os estudos em Dança do Ventre tradicional e em 1997 já atuava profissionalmente na área. Em 2009 iniciou os estudos em Tribal Fusion e 2010 em Pole Dance (pioneira na modalidade em Goiás) e outras danças (Stylleto, chair dance…). Capacitada pelo método Camila Fortunato em Flexibilidade Extreme. Atualmente organizadora do maior campeonato online de Pole Dance Artístico: “Online PoleArt Brazil” e outro campeonato de artes sensuais artístico: “Satine Sensual Champion”. Participa ativamente de campeonatos nacionais como jurada e treinando atletas, trazendo vários pódios para Goiás. É referência no que tange às modalidades pole dance e tribal fusion e criadora da modalidade poleyfusion, que é a fusão das duas artes na performance.

Radarani será a facilitadora da oficina “O Corpo Suspenso”. Artista circense e diretora de arte, com formação em Artes do Circo pelo INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo (Portugal) e em Direção de Arte pela UFG (Brasil). Atua há mais de dez anos como performer e nas artes do corpo. Desde 2020, transita entre o Brasil e a Europa, realizando performances, workshops e residências artísticas em Portugal, França, Itália, Espanha, Bélgica e Áustria. Sua prática cruza corpo, memória e espaço, com foco na autenticidade do movimento e na criação em circo. Atualmente dedica-se à circulação de seus espetáculos e ao projeto La Movida – dedicado a práticas inclusivas e conscientes de movimento.

Serviço: Oficinas gratuitas | Cerrado Fusion Fest

Quando: sexta-feira (24/10) e sábado (25/10), ambos a partir das 10h

Onde: Bosque dos Buritis [Dança e Flex] e FETEG [O Corpo Suspenso]

Mais informações: @cerradofusionfestival

Entrada gratuita! 

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com