A Cia. Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ), com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federalista de Incentivo à Cultura, encena um dos mais aclamados títulos do repertório do ballet clássico – Don Quixote -, de 25 (tentativa universal) a 29 de setembro, no Theatro Municipal, com ingressos a preços populares – de R$ 8,00 a R$ 30,00 -, palestras gratuitas com especialistas da dança, além de masterclasses.
O ballet escolhido pelo diretor da BEMO-TMRJ, o consagrado bailarino e coreógrafo Hélio Bejani, reúne mais de 50 artistas no palco para narrar a história de Don Quixote, o herói sonhador escrito por Miguel de Cervantes, em 1605, texto considerado uma das maiores obras-primas da Literatura mundial. A adaptação da obra literária coreografada por Marius Petipa e Alexander Gorsky é um marco do período romântico do ballet que foi apresentada pela primeira vez em 1869 pelo Balé Bolshoi. O espetáculo tem direção artística de Jorge Texeira e direção universal de Hélio Bejani.
A história, criada no século XVII, narra a dificuldade de dois jovens que se rebelam para conseguirem viver sua paixão e são ajudados por um herói que luta contra suas próprias angústias enquanto sofre por paixão. A genialidade da obra atravessa séculos e, até hoje, traduz juventude e ousadia, encontrando sintonia com os jovens bailarinos da Cia de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ), companhia criada em 2018 para dar experiência de palco aos alunos e ex-alunos da mais antiga escola de dança clássica do Brasil, a Escola de Dança Maria Olenewa. Desde sua geração, a Cia BEMO também vem fazendo história. Ano posteriormente ano, suas apresentações estão sempre lotadas, dando visibilidade para bailarinos das mais diferentes raças e condições sociais, além de trazer um novo público jovem para o ballet.
“Com a Cia. BEMO mantemos nosso propósito de utilizar o ballet porquê instrumento para educar, além de apresentarmos a possibilidade real de uma curso artística para esses jovens arrojados, sonhadores e disciplinados exercerem sua sentença artística. Incentivos porquê o do Instituto Cultural Vale alavancam muito esse processo” – conclui Hélio Bejani, diretor da EEDMO e da Cia BEMO. Bejani, bailarino consagrado nos palcos brasileiros, é perito em transformar sonhos em verdade. Além da curso artística e da geração da Cia. BEMO, Bejani coleciona prêmios no Carnaval carioca por suas coreografias de percentagem de frente em diversas escolas e, em próprio, no Carnaval 2024 pela Grande Rio.
A Escola de Dança Maria Olenewa formou alguns dos primeiros e primeiras bailarinas do Theatro Municipal que ganharam destaque mundial, entre eles: Márcia Jaqueline, Claudia Mota, Juliana Valadão, Nora Esteves, o primeiro bailarino Cícero Gomes, além de tantos outros importantes representantes da dança vernáculo e internacional: Márcia Haydée, Dennis Gray, Eleonora Oliosi, Irene Orazem, Aurea Hammerli e a primeira bailarina negra do Municipal, Mercedes Baptista. A escola é gratuita, as inscrições são muito disputadas e os alunos fazem sua formação em ballet clássico durante nove anos de curso.
O ballet Don Quixote, em três atos, é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, realizado pelo Ministério da Cultura e AMADANÇA e traz porquê solistas: Marcella Borges (Kitri), Tabata Salles (Kitri), Alyson Trindade (Basílio), Rodrigo Hermesmeyer (Basílio) e Michael Willian (Basílio) e, porquê convidados especiais, os bailarinos do Ballet do Theatro Municipal: Edifranc Alves (Don Quixote), Saulo Finelon (Gamacho) e Rodolfo Saraiva (Sancho Pança). Além das apresentações, o espetáculo terá palestras gratuitas ministradas por especialistas do universo de dança uma hora antes dos espetáculos.
SINOPSE
Prólogo
Don Quixote, envolvido em seus livros, se deleita com histórias de cavaleiros corajosos e criaturas fantásticas. Ele diz a Sancho que está determinado a buscar aventuras porquê cavaleiro vagamundo. Quando levado pela visão de sua querida Dulcinéia, Don Quixote se arma com seu escudo e punhal e começa sua façanha ao lado de seu leal escudeiro Sancho Pança.
Primeiro Ato
Uma rossio no interno do sul da Espanha, numa manhã do século XVI, enxurrada de pessoas. A linda, jovem e impetuosa Kitri, a protagonista, chega e, em seguida, chega seu namorado Basílio. Logo depois do parelha, chega Gamacho, um rico lavrador habituado aos bons modos da incisão francesa, a quem o pai de Kitri, Lorenzo, prometeu a moça em tálamo. Entram em cena a dupla Mercedes e Punhal, junto com seus toureiros, para a sarau de noivado de Kitri e Gamacho. Kitri, porém, vai contra a decisão do pai e recusa o pedido de tálamo.
Don Quixote chega com seu leal escudeiro Sancho Pança e ao ver Kitri começa a cortejá-la lembrando-se de Dulcinéia, sua paixão imortal. Kitri vê em Don Quixote um varão dissemelhante e, delicadamente, lhe é muito gentil. Basílio, enciumado, aparece provocando Gamacho, que insiste em manter o noivado apesar da decisão de Kitri. Diante da insistência do pai, Lorenzo, e de Gamacho, Kitri e Basílio fogem.
Segundo Ato
Cena 1 – O acampamento cigano entre os moinhos de vento, fora da povoado.
Kitri e Basílio fogem para um acampamento cigano e são perseguidos por Gamacho e Lorenzo. Don Quixote e Sancho Pança também vão para o acampamento cigano. Lá o sonhador Don Quixote confunde novamente Kitri com sua querida Dulcinéia e começa a testilhar os moinhos de vento achando que estes são gigantes que ameaçam a protagonista.
Cena 2 – Sonho de Don Quixote, no “Jardim Seduzido de Dulcinéia”.
Em seu delírio, Quixote se imagina jovem novamente, sonha que sua querida lhe é grata por sua coragem, pois a salvou do grande monstro, e o recompensa, por sua fidelidade, com seu paixão. Danças de exaltação ao paixão são oferecidas por um séquito de Dríades junto com sua rainha. O Cupido sela para sempre o coração de Don Quixote.
Cena 3 – Basílio e Kitri planejam uma possante cena
O sonho acaba e Don Quixote recupera sua consciência. Neste momento, chegam os ciganos e todos da povoado que estão à procura de Kitri e Basílio. Subitamente, eles reaparecem e estão firmes na decisão de não realizarem o tálamo. Planejam uma cena dramática para impedir que Kitri seja obrigada a se matrimoniar com Gamacho. Basílio simula um suicídio. Se corta com uma navalha e, moribundo, faz o último pedido: ter a permissão do pai da moça para se matrimoniar com Kitri antes de morrer. Don Quixote, tentando sossegar o sofrimento de Kitri, intercede junto a Lorenzo para que permita o tálamo. Ao final, a surpresa: Basílio está vivo e comemora o sucesso da estratégia junto com a sua querida.
Terceiro Ato – A povoado celebra o matrimônio
Na rossio, todos, alegres e felizes, festejam o paixão do jovem parelha. Seguem-se as festas do tálamo já festejado. Don Quixote e Sancho Pança se despedem e seguem seu caminho procurando novas aventuras.
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE – O Instituto Cultural Vale secção do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de porvir. Tem um importante papel na transformação social e procura democratizar o aproximação, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a disseminação de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Província Federalista. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federalista de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Meio Cultural Vale Maranhão (MA) e Morada da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
ROTEIRO
Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e AMADANÇA apresentam:
Dom Quixote Cia BEMO-TMRJ
DATA
25 de setembro – quarta- Experiência Universal às 19h
26, 27, 28 de setembro às 19h – quinta, sexta e sábado
29 de setembro às 17h – domingo
Música: Ludwig Minkus
Coreografia original: Marius Petipa
Concepção, remontagem, adaptação e mise-en-scène: Hélio Bejani e Jorge Texeira
Assistente de Remontagem e ensaiadora: Déborah Ribeiro
Solistas do BEMO: Marcella Borges (Kitri), Tabata Salles (Kitri), Alyson Trindade (Basilio), Rodrigo Hermesmeyer (Basilio) e Michael Willian (Basilio)
Convidados Ballet do Theatro Municipal: Edifranc Alves (Don Quixote), Saulo Finelon (Gamacho) e Rodolfo Saraiva (Sancho Pança)
Figurino: Tânia Agra
Cenografia: Pará Produções, Glauco Bernardi e Manoel Puoci
Iluminação: Paulo Ornellas
Direção Artística: Jorge Texeira
Direção Universal: Hélio Bejani
Design Gráfico: Carla Marins
Assessoria de Prelo: Lenke Pentagna
LOCAL
Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Rossio Floriano s/n , Meio – RJ, CEP: 20031-050
INGRESSOS
Frisas e Camarotes (ingresso individual) – R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Plateia e Balcão Sublime – R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Balcão Superior – R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Galeria – R$8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia)
Desconto para estudantes, idosos, menores de 21 anos e de 10% para funcionários públicos
CANAIS DE VENDA
Bilheteria presencial e site da Instauração Theatro Municipal do Rio de Janeiro | Fever (feverup.com)
Contribua com a AMADANÇA se tornando um sócio nas categorias a escolher: Solistas, Corifeu e Corpo de Dança com contribuições mensais nos valores, respectivamente, de: R$150, R$100 e R$50. Informações gerais @amadanca_eedmo
CICLO DE PALESTRAS
Palestra 1
Tema: Conhecendo D. Quixote: reflexões sobre o espetáculo
Data: 25 de setembro de 2024 (quarta-feira)
Hora: 18h40
Lugar: Palco (sala de espetáculos)
Duração: 20 minutos
Palestrante: Liana Vasconcelos (bailarina e professora)
Palestra 2
Tema: Cia BEMO – TMRJ e a valia das companhias jovens no Brasil e no mundo
Data: 26 de setembro de 2024 (quinta-feira)
Hora: 18h
Lugar: Assyrio
Duração: 60 minutos
Palestrantes: Hélio Bejani (diretor da EEDMO e BTM, coreógrafo e ensaiador), Jorge Texeira (coreógrafo, ensaiador e maitre de ballet).
Mediadora: Tabata Salles (bailarina)
Palestra 3
Tema: A música e as danças espanholas: a marca de um povo
Data: 27 de setembro de 2024 (sexta feira)
Hora: 18h
Lugar: Assyrio
Duração: 60 minutos
Oradores: Jésus Figueiredo (maestro) e Cristina Cabral (coreóloga)
Palestra 4
Tema: Visitando os grandes personagens dos ballets clássicos de repertório
Data: 28 de setembro de 2024 (sábado)
Hora: 18h
Lugar: Assyrio
Duração: 60 minutos
Palestrantes: Teresa Augusta (bailarina, professora e ensaiadora) e Liana Vasconcelos (bailarina e professora)
Palestra 5
Tema: A paixão do público pelos ballets de repertório
Data: 29 de setembro de 2024 (domingo)
Hora: 16h
Lugar: Assyrio
Duração: 60 minutos
Palestrantes: Deborah Ribeiro (bailarina, professora e ensaiadora), Murilo Neves (cantor), Eric Soares (músico)
Mediadora: Marina Tessarin (bailarina e historiadora)
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Instituto Cultural Vale
Suporte: Rádio Paradiso Rio
Realização Institucional: AMADANÇA, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro
Realização: Ministério da Cultura, Governo Federalista União e Reconstrução
Assessoria: Fhogo Informação
Lenke Pentagna 21 99985-2555
Bia Lima 21 96413-1323