Por Kleber Karpov
O embaixador do Brasil na Bélgica, Silvio Albuquerque, lançou, no Rio de Janeiro (21/Nov) e em Salvador (26/Nov), o livro ‘Cidadanias mutiladas, dignidades restauradas’. A obra, publicada pela Editora Telha sob o selo Pensamento Negro Contemporâneo, investiga o impacto do racismo e da misoginia na sociedade contemporânea. O diplomata associa o lançamento às celebrações do Mês da Consciência Negra em locais de referência cultural.
Albuquerque ocupa a liderança de uma representação brasileira na Europa como o primeiro homem negro em um século. O diplomata soma três décadas de carreira com atuações em postos na Colômbia, Chile e Canadá. O Senado Federal aprovou o nome do escritor para a embaixada em Bruxelas com 44 votos favoráveis no mês de maio.
Conteúdo e inspiração teórica
O texto reúne narrativas de resistência diante da xenofobia e outras formas de exclusão social. O autor fundamenta a análise na dignidade humana para defender a convivência democrática e a diversidade. O diplomata utiliza o pensamento de Milton Santos para propor uma leitura crítica da realidade social brasileira e global.
“O mundo de hoje voltou a ser habitado por muitos fantasmas do passado. A reemergência de ideologias extremistas, a manipulação do medo e o ódio a mulheres, afrodescendentes, povos indígenas, migrantes e membros da comunidade LGBTQIA+ exigem de todos perseverança na luta por direitos, igualdade e justiça. A profusão crescente de casos de racismo e discriminação racial no Brasil e no mundo nos leva a crer que o racismo jamais poderá ser eliminado, mas precisamos dar um basta nesse paradigma”, disse Albuquerque.
Sobre o autor

Silvio José Albuquerque e Silva é diplomata de carreira desde 1986. Foi Embaixador do Brasil no Quênia e Representante Permanente junto à ONU em Nairóbi. É o Embaixador do Brasil junto ao Reino da Bélgica e ao Grão-Ducado de Luxemburgo. Foi membro do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial das Nações Unidas. Autor de Multilateralismo Ambiental e Discriminação Racial, Fundação Alexandre de Gusmão, 2024. Traduziu O Topo de Montanha, de Katori Hall.
Sobre a Editora Telha
Fundada no final de 2019, no Rio de Janeiro, a Editora Telha nasceu com o desejo de publicar com liberdade e abrir espaço para vozes plurais, muitas vezes fora dos grandes centros editoriais. Interdependente por natureza, acredita que o trabalho editorial se constrói em rede e que a diversidade de experiências amplia os caminhos da literatura. Já em sua estreia, com Motel Brasil: uma antropologia contemporânea, de Jérôme Souty, alcançou a marca de finalista do Prêmio Jabuti 2020, sinalizando desde o início seu compromisso em valorizar perspectivas que enriquecem o debate cultural.
Acompanhe entrevista do autor
Serviço: Livro Cidadanias Mutiladas, Dignidades Restauradas
Autoras: Silvio José Albuquerque e Silva
Editora: Telha (Pensamento Negro Contemporâneo)
Páginas: 122
Preço: R$ 45,00
Disponível para venda através do link:
https://editoratelha.com.br/product/cidadanias-mutiladas-dignidades-restauradas/










