Moradores de 45 municípios baianos localizados na Chapada Diamantina poderão concorrer a prêmios em dinheiro com propostas criativas voltadas ao fortalecimento do turismo, da cultura e do meio ambiente da região. É o concurso Lentes Livres, promovido pelo governo do estado. As inscrições estão abertas até o próximo dia 1º de agosto.
O objetivo é que os próprios moradores destes municípios, localizados na zona turística da Chapada, assumam o protagonismo e apresentem ideias e iniciativas para o desenvolvimento sustentável da região, com soluções inovadoras nas áreas de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.
As propostas irão compor um banco de ideias e serão divulgadas entre instituições públicas e privadas com atuação ou interesse no território.
As dez melhores ideias serão premiadas com valores que variam de R$ 1,5 mil a R$ 9 mil. Criatividade e sustentabilidade estão entre os pré-requisitos; também é preciso que o morador tenha idade mínima de 18 anos.
O edital do concurso é coordenado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia e está disponível aqui.
Os participantes devem apresentar suas propostas de forma simples e objetiva, em dois formatos obrigatórios: um vídeo de até três minutos de duração, que pode ser gravado com celular, e um texto de no máximo três páginas, em formato PDF. O vídeo e o texto não devem conter qualquer informação que identifique o autor, como nome, rosto ou referência pessoal, para garantir a imparcialidade do processo de avaliação.