As Secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e de Educação (See-DF) irão realizar o “Iº Seminário Cultura e Educação: pensando em um DF que lê” nos dias 24, 25 e 29 de outubro. O evento acontecerá no Conjunto Cultural da República, espaço delimitado pelo Museu Nacional da República Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola (BNB).
Nesses três dias, a BNB – que coordena a Rede de Bibliotecas Públicas do DF, com 24 unidades – e o Museu Nacional vão dividir as atividades programadas. Uma mesa de abertura no Museu, com a presença prevista do governador Ibaneis Rocha e dos titulares das pastas envolvidas, será seguida, ainda no período da manhã, por declamações de poemas, apresentações dos perfis das bibliotecas do DF e a comemoração dos 33 anos do programa de extensão Mala do Livro, de bibliotecas residenciais mantidas por agentes de leitura.
“Vamos aproveitar este evento importantíssimo para entregar as primeiras unidades das novas caixas-estantes da Mala do Livro, que substituem com grande vantagem, do ponto de vista funcional e estético, o modelo anterior, que vamos aposentar depois de ele ter assegurado um lugar na história da difusão do livro no DF e entorno e ter despertado a atenção do mundo”, anuncia o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes.
O Iº Seminário Cultura e Educação pretende dar publicidade às melhores práticas dentro da Política de Leitura, Escrita e Oralidade, oferecendo capacitação aos servidores. A responsabilidade de coordenar essa política de estado no DF cabe à Secec pelo Decreto 44.922, de setembro do ano passado. Operadora principal desse esforço, a BNB convidou instituições importantes a participar, como o Ministério da Cultura, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seape) do DF, a Comissão de Cultura e Educação da Câmara Legislativa, o Conselho de Cultura do DF e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação , entre outros.
Painéis e oficinas
Estão previstos vários painéis que demonstrarão o protagonismo de bibliotecas públicas, escolares, escolares-comunitárias, prisionais e domiciliares, como as coordenadas pelo programa Mala do Livro. “A ideia dos painéis é dar um espaço para que esses equipamentos divulguem suas melhores práticas, desencadeando ações que podem amplificar os benefícios que os livros e a leitura trazem para a vida das pessoas”, explica o Subsecretário de Patrimônio Cultural, Felipe Ramón.
A subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, que estará no evento encabeçado pela Secec, participou de 7 a 9 deste mês do “Fórum do Ensino Fundamental 2024: da alfabetização às adolescências”, da Secretaria de Educação, e observou que os objetivos das duas pastas vão na mesma linha: “o objetivo do fórum foi a troca de experiências exitosas, desenvolvidas nas nossas unidades escolares”.
Um dos destaques do Iº Seminário Cultura e Educação será a mesa redonda sobre o eixo dois do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL): fomento à leitura e à formação de mediadores.
O PNLL foi instituído em agosto de 2006, numa iniciativa conjunta do Ministério da Cultura e Ministério da Educação do Brasil, a partir de um movimento ibero-americano iniciado em 2003 junto aos Chefes de Estado e Ministros da Cultura dessa região. O PNLL conta com três outros eixos além do já citado: democratização do acesso ao livro e à leitura; incremento do valor simbólico do livro e da leitura; e apoio à economia do livro.
Além das mesas e painéis, o Seminário vai oferecer doze oficinas, que serão realizadas em espaços da BNB. Os temas abordados cobrem grande espectro de interesses: restauração e conservação, escrita criativa, mediação de leitura e experiência, nesse sentido, da BNB e da Biblioteca da Ceilândia, explanações sobre o software Biblivre e o sistema cromático de organização de acervos, utilização do Canva para comunicação institucional e administração de redes sociais, critérios para seleção e descarte de livros, a experiência da Biblioteca Dorina Nowill na questão de acessibilidade, captação de recursos para projetos literários.
O evento está em linha com outros documentos legais vigentes no DF, como a Lei 7.393, de janeiro deste ano, que institui o programa de valorização da escritora e do escritor brasilienses e de incentivo à difusão de suas obras literárias e portarias da Cultura e Educação com a Seape para regular a remição de pena dos detentos pela leitura.
O “Iº Seminário Cultura e Educação: pensando em um DF que lê” faz parte dos eventos que comemoram a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto Lei nº 84.631 de 9 de abril de 1980. O propósito é incentivar a leitura e valorizar as bibliotecas como instituições que participam da vida social, cultural e educacional do país.
O dia 29 de outubro é também o Dia Nacional do Livro, que foi instituído pela Lei nº 5.191, de 18 de dezembro de 1966. A data foi escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810.
Serviço
“Iº Seminário Cultura e Educação: pensando em um DF que lê”
Data: 24, 25 e 29 de outubro
Local: Conjunto Cultural da República
Mais informações no perfil da BNB e da Dispre no Instagram, @bibliotecanacionaldebrasilia @dispre.subeb