InícioBRASILGoiásDona Neuma lança músicas autorais com as Mulheres na Roda de Samba

Confira

Destaque

Dona Neuma lança músicas autorais com as Mulheres na Roda de Samba

O vídeo com composições da Dona Neuma do Samba vai ser apresentado ao público neste sábado (15/02), a partir das 20h, no Bar do Leandro, em Goiânia. A entrada é gratuita e após a Live Session terá show com as Mulheres na Roda de Samba.

O projeto “Dona Neuma e as Mulheres na Roda de Samba” é uma homenagem a essa grande compositora. A proposta de produção do álbum com canções autorais da Dona Neuma do Samba contribui para o fortalecimento do mercado musical. As gravações ao vivo contaram com uma equipe composta majoritariamente por mulheres, tanto atrás das câmeras, quanto na frente. A iniciativa teve o apoio da Secult Goiânia, por meio da Lei Paulo Gustavo (edital 001/2023 de videoclipe).

Antes da Live Session (15/02), que ocorre às 20h – o Bloco Tambores do Orum vai fazer um cortejo, a partir das 16h, saindo da Quadra de Esportes do Itatiaia. Essa atividade será um “esquenta” para a noite de lançamento das canções da Dona Neuma: “Lembranças do Morro”, “Samba da Paixão”, “Autoestima”, “Espelho da Saudade” e “Carnaval”. Esse é o primeiro registro profissional em vídeo das composições da artista, considerada como ícone do samba em Goiás.

“Dona Neuma é uma dissidência da diáspora africana no Brasil e suas composições demarcam sua ancestralidade a partir do seu lugar de vivência e memória. O samba de Dona Neuma é genuinamente goiano, carrega a negritude com toques de pagode de viola, músicas do interior do país”, explica a idealizadora do projeto, Conceição de Marianna.

Para a produtora executiva, Yah Luz a homenageada é a matriarca das Mulheres na Roda de Samba. “Ela é uma mulher preta que resiste e acredita na arte e isso é inspirador. Em suas composições ela traz história, força e resistência formando não só um público para o samba, mas também trazendo consciência e empoderamento para gerações de mulheres”, enfatiza.

Dona Neuma do Samba

Natural da cidade de Morrinhos, Goiás, Neuma Sônia de Souza Carvalho começou a conviver no meio do samba aos cinco anos de idade. Ao lado do pai, tios e avós em festas familiares ia aprendendo a cantar e se apaixonando pelo ritmo. Nesse período, se apresentava em escolas e programas de televisão. Inspirada na própria vida, ainda jovem, começou a compor as primeiras canções.

Feliz por se sentir prestigiada, Dona Neuma do Samba não vê a hora do público cantar as suas músicas. “Lembranças do morro”, por exemplo, é uma homenagem que ela fez ao pai, quando ele voltou à terra natal e não encontrou os colegas sambistas. “Já ‘Samba da Paixão’ era um amor que eu sentia e que não foi correspondido. A música ‘Autoestima’ é um incentivo que dou para as Mulheres da Roda de Samba e também ao grupo Oclam (Organização de Compositores Letristas e Artistas da Música), que participo. As composições ‘Espelho da Saudade’ e ‘Carnaval’ são canções que falam de coisas reais”, explica a compositora.

Segundo Dona Neuma, o público de Goiânia que, tradicionalmente, gosta de música sertaneja, precisa também reconhecer o samba feito na capital de Goiás. “Uma mulher negra como eu, sambista, acho muito importante para a nossa cidade. Pois, vemos mais a classe masculina dominar a música local. A roda de samba das mulheres está aí para defender o nosso espaço”, finaliza.

SERVIÇO

Assunto: Live Session com canções autorais da Dona Neuma do Samba

Quando: sábado (15/02), às 20h

Local: Bar do Leandro (Rua R-12 setor Itatiaia – Goiânia-GO)

Mais informações: @mulheresnarodadesamba_go

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com