A integridade pública tem um papel fundamental no enfrentamento dos desafios ambientais que o mundo vive hoje. Para estimular esse debate e dar voz à sociedade, estão abertas as inscrições para a 8ª edição do concurso de vídeo “1 Minuto pela Integridade”.
A iniciativa, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), busca incentivar a produção de curtas-metragens de até um minuto de duração, em qualquer gênero — clipe, documental, ficção ou publicidade — que tragam reflexões e narrativas sobre a promoção da integridade pública e sua relação com as mudanças climáticas. O concurso é nacional e aberto a todas as unidades da federação.
Como se inscrever
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 30 de setembro. O formulário e o edital do concurso estão disponíveis no site da Controladoria, no endereço gov.br/cgu. Depois, é só acessar a aba “Central de Conteúdo” e, em seguida, “Campanhas”.
Cada participante poderá inscrever até dois vídeos, que devem ser originais, inéditos, de classificação livre e não podem conter conteúdo que comprometa a imagem ou a dignidade do ser humano, em especial de menores de idade.
Além de preencher o formulário eletrônico com os dados do realizador, é necessário informar, entre outros dados, a sinopse do vídeo e o link de acesso ao material publicado em plataforma digital.
Como será a avaliação
Os vídeos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- aderência ao tema;
- qualidade do roteiro;
- qualidade do vídeo; e
- qualidade do áudio.
Os três melhores vídeos receberão um notebook e certificado de participação, além de garantirem exibição no 20º FestAruanda do Audiovisual Brasileiro, que ocorrerá de 4 a 10 de dezembro de 2025, em João Pessoa, na Paraíba. Os vídeos vencedores também serão publicados nas páginas e redes sociais da Controladoria-Geral da União e dos demais parceiros na promoção do concurso.
A divulgação do resultado será publicada até o dia 24 de outubro, no site da CGU, em data ainda a ser definida.