Uma vasta programação que celebra a literatura, a importância da leitura e o trabalho dos autores, principalmente os cearenses, vai movimentar a cidade de Quixadá, no sertão do Ceará. Começa nesta quinta (18) e segue até o próximo sábado (20) o 9º Encontro de Leitores do Sertão Central.
O evento, sediado na Casa de Saberes Cego Aderaldo, tem como tema “Do cordel à HQ: não há quem diga onde termina e começa o sertão”. Segundo a organização, a temática reforça a proposta de pensar o Sertão Central como território criativo, onde convivem tradição e contemporaneidade.
A programação, gratuita e aberta ao público, inclui mesas de debate, lançamentos de livros, oficinas, feira criativa, sorteios e um concurso de cosplay. Entre os bate-papos estão temas como políticas públicas voltadas para incentivo à produção literária e o incentivo à leitura em territórios do interior. Serão pelo menos 7 encontros reunindo profissionais do segmento livreiro, gestores culturais, autores, ilustradores, cordelistas e pesquisadores.
O secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba é um dos convidados.
“E o bonito é isso, porque não é um encontro só de escritores. É um encontro de leitores, então traz essa dimensão da leitura, da promoção da leitura e da formação de leitores. Então estaria discutindo, debatendo sobre as políticas de livro, leitura, literatura, bibliotecas, sobretudo do Plano Nacional de Livro e Leitura.”
Ainda dentro da programação será realizado o 1º Encontro de Profissionais do Livro e da Leitura do Sertão Central, com o objetivo de mapear editores, mediadores, livreiros, professores e demais agentes que atuam na cadeia do livro, ampliando a profissionalização e fortalecendo o mercado no interior do Ceará.
A programação completa está disponível no instagram oficial do evento e no site da Secretaria Estadual de Cultura do Ceará.