InícioDestaquesFestival apoiado pela Neoenergia leva música de graça para seis regiões do...

Confira

Destaque

Festival apoiado pela Neoenergia leva música de graça para seis regiões do Distrito Federal

Nesta terça-feira (16) começa a maratona de shows promovida pelo festival “DF-instrumental-FEST”, selecionado pelo programa de editais “Transformando Energia em Cultura”, uma realização do Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC- DF). O evento democratiza o acesso à música instrumental ao promover 33 apresentações gratuitas de diferentes vertentes do estilo em seis Regiões Administrativas. O Auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB), da Estrutural, foi escolhido para estreia. De lá, a ação segue para Sobradinho, Gama, Cruzeiro, Taguatinga e Ceilândia, tendo fim no próximo dia 17 de junho.

Em duas sessões, às 10h35 e às 19h30, quatro shows são programados para a estreia: Duo Umbê, A Engrenagem, Horta Project e Pablo Fagundes e Marcus Moraes. Na apresentação matinal, o duo Umbê, formado pela guitarra de Rodrigo Bezerra e o pandeiro de Larissa Umaytá, apresenta faixas do álbum “De lá do Plano Alto” (2019). Na sequência é a vez do quinteto eletroacústico candango A Engrenagem, formado por Felipe Viegas (teclados), Filipe Togawa (piano), Henrique Alvim (guitarra), Pedro Miranda (contrabaixos) e Renato Galvão (bateria), tocar faixas do EP “Era pra ser relax”, lançado em 2023.

Pablo Fagundes e Marcus Moraes se apresentam na sessão noturna, comprovando a sintonia da gaita e o violão que se acompanham desde 2012. E encerra a programação a apresentação do trio de rock instrumental Horta Project, formado por Rodrigo Vegetal, Lucas Cuesta e Tiago Palma.

O “DF-instrumental-FEST” tem como missão levar apresentações de nomes relevantes do cenário instrumental do DF para locais que não costumam acolher este perfil de programação. O público de cada cidade, bem como sua experiência com lazer, foi levado em conta para a composição de uma programação diversa em termos de ritmos, estilos e formações artísticas.

Acessibilidade

O festival já nasce trazendo contribuições para o circuito de eventos do Distrito Federal, ao inovar em medidas que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência aos shows programados. Por meio de fones de condução óssea, pessoas com alguns tipos de deficiência auditiva podem ouvir parte do que é apresentado no palco. Os fones enviam som diretamente ao ouvido interno por meio de ressonâncias na caixa craniana.

O evento também dispõe de mesa vibratória que ressoam conforme a frequência das caixas de som, para que pessoas com deficiência auditiva mais severas possam “sentir o som” com as pontas dos dedos. Além destas medidas, o festival também dispõe de área, acessos, banheiros e atendimento exclusivos para pessoas com deficiência e tradução simultânea das apresentações para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

SERVIÇO

DF-Instrumental-Fest – Ciclo 2023 

16/05 – Estrutural
Shows: Duo Umbê, A Engrenagem, Duo Marcus Moraes e Pablo Fagundes e Horta Project
Local e horário: Auditório do IFB da Estrutural, sessões às 10h35 e às 19h30

20/05 – Sobradinho
Shows:
 Chorodelas, Duo Má vontade, Paula zimbres e Satanique Samba Trio
Local e horário: Parque Jequitibás, a partir das 15h

27/05 – Gama
Shows:
 Forró Red Light, Débora Zimmer, Orquestra Quadrafônica e FurmigaDub
Local e horário: SESC Gama, a partir das 16h30

03/06 – Cruzeiro
Shows:
 Trio Aretê, Duo TiFi, Cacai Nunes, Silivestre e Hamilton de Holanda Trio – lançamento do álbum Flying Chicken no DF
Local e horário: Aruc, a partir das 16h20

10/06 – Taguatinga
Shows:
 Iara Gomes, Aiure, Duo Alvenaria, Esdras Nogueira e Passo Largo
Local e horário: SESC Taguatinga Norte, a partir das 17h30

17/06 – Ceilândia
Shows:
 Aiure, Trio Aretê, Paula Zimbres, Bianca Gismonti, Duo Palco-céu, Rênio Quintas, Gypsy Jazz Club, Habacatus, Satanique Samba Trio, Hermeto Pascoal e Protofonia
Local e horário: SESC Ceilândia, a partir das 13h30

Tá bombando...