Por Luciene Rodrigues
A cidade de Ibirataia, no interior da Bahia, deu início nesta quarta-feira (17/Set) a um dos principais eventos de celebração à cultura ceramista do estado, o Festival Homens de Barro. Durante quatro dias, o município promove uma imersão em arte e identidade regional, com exposições, oficinas, festival gastronômico, apresentações folclóricas e shows.
O grande destaque do evento é a instalação com mais de 90 peças feitas à mão, algumas com até 6 metros de altura, conhecidas como “Homens de Barro”. Considerada a maior exposição de esculturas em cerâmica das Américas, a obra detém o título de Patrimônio Cultural da Bahia.
Imersão e experiências
Idealizado pela artista plástica e arte educadora Selma Calheira, o festival oferece vivências inéditas aos participantes, como o projeto “Imersão Homens de Barro”, no qual os visitantes podem acompanhar o processo de criação das esculturas. Além disso, a programação inclui a tradicional “Queima dos Homens de Barro”, realizada em um forno gigante no sábado (20/Set).
“Vem comemorar com a gente a transformação do barro”, convidou a idealizadora do projeto.
Outra experiência oferecida é a “Expedição Floresta de Chocolate”, que acontece no sábado, onde o público poderá conhecer a Cabruca, sistema de plantio agroflorestal do cacau, desde a semeadura até a fabricação do chocolate. A programação completa do festival, que segue até o dia 20 de setembro, está disponível no site oficial do evento.
Mais informações em https://www.homensdebarro.com.br/
