Produtoras de audiovisual de todo o país já podem inscrever seus trabalhos para a edição 2025 do Festival “Lugar de Mulher é no Cinema”, que acontece em Salvador, Bahia. O evento será realizado entre os dias 23 e 27 de julho, período que coincide com a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que é celebrado em 25 de julho.
Podem se inscrever gratuitamente, até 31 de maio, mulheres cis, trans e pessoas não binárias. O regulamento e o formulário para participação estão disponíveis no perfil @festivalmulhernocinema.
O festival é voltado para curtas-metragens de até 20 minutos, finalizados a partir de 2023. Serão selecionados até 25 produções para serem exibidas nas 3 mostras competitivas: a Mostra Luas, que inclui filmes de todo Brasil; a Mostra Raízes, apenas para produções baianas; e a Mostra Matinê, para obras com temáticas voltadas para infância e adolescência.
A seleção será divulgada até uma semana antes do evento. Hilda Lopes Pontes, que compõe a direção do festival, dá mais detalhes sobre a programação.
“Além das três mostras, a gente tem shows, oficinas, debates, masterclass, e cerimônia de abertura e de premiação, onde vão ser premiadas roteiristas, diretoras, atrizes, intérpretes – podendo ser uma pessoa não binária também – o melhor filme, melhor animação, enfim; a gente tem esses momentos todos de celebração dentro do festival, de aprendizado e de troca.”
A diversidade do olhar feminino dentro do audiovisual, um dos objetivos do festival criado em 2017, também está sendo ampliada a cada ano, segundo Hilda.
“A gente vê diretoras que estão muito mais empoderadas e crentes dos seus próprios trabalhos. Filmes dirigidos por mulheres e pessoas não binárias que tem financiamento público. Então uma profissionalização maior desse cinema que antes ficava realmente numa coisa mais informal e muito nichada.”
A 8ª edição do Festival “Lugar de Mulher é no Cinema” terá sessões presenciais e online. Toda a programação é gratuita e acontecerá no Museu de Arte Moderna da Bahia e no Espaço Cultural Boca de Brasa, que fica no centro de Salvador.