A tradicional escultura do Galo Gigante, símbolo do Carnaval do Recife, será erguida na Ponte Duarte Coelho, com 32 metros de altura, 5 metros a mais que no ano de 2024. A alegoria, que tem como tema “Galo Cidadão Ecológico”, vai ser composta com materiais recicláveis em sua estrutura. O galo ainda trará, entre os adereços, um cordão de identificação de autista, óculos no estilo Mangueboy, um anel cigano, além de referências ao frevo, aos maracatus de baque solto e ainda aos brinquedos de La Ursa para representar o legado dos povos ciganos em Pernambuco.
Além de celebrar a inclusão, homenageando a população neurodivergente, a cauda do Galo Gigante vai lembrar os catadores de recicláveis, com cabos de aço revestidos por 20 mil garrafas PET, que estão sendo doadas pela própria população. Enquanto os pés terão um jardim de 6 metros de altura com mais de 100 espécies de flores, fazendo referência aos jardins históricos de Burle Marx.
O Galo Gigante também terá consciência social. Ele virá de sandálias com amarrações nos tornozelos, inspiradas no estilo muxarabi. Os mesmos modelos serão produzidos com pneus reciclados, que serão vendidos aos foliões, e a renda será doada para entidades que atuam no combate à fome.