InícioBRASILBrasíliaGDF mais perto do cidadão na Estrutural deve celebrar mês da consciência...

Confira

Destaque

GDF mais perto do cidadão na Estrutural deve celebrar mês da consciência negra com atrações culturais

Programa da Sejus-DF deve levar serviços públicos gratuitos, apresentações de capoeira, maculelê e carimbó, e inscrições para castração de pets nesta sexta e sábado

Por Kleber Karpov

A Estrutural deve sediar a 64ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O evento deve ocorrer nesta sexta (14/Nov) e sábado (15/Nov) na Quadra 2, Setor Norte, no Campo de Futebol da antiga Quadra 12. O programa tem como objetivo levar serviços públicos gratuitos à comunidade, com atendimentos das 9h às 16h na sexta e das 9h às 12h no sábado.

Esta edição especial deve celebrar o Mês da Consciência Negra com uma programação cultural diversificada. As atrações incluem apresentações de carimbó, capoeira e maculelê, uma dança folclórica guerreira. As apresentações devem ocorrer na manhã de sábado, promovendo arte, ancestralidade e valorização da cultura afro-brasileira para a comunidade local.

Serviços de cidadania e bem-estar animal

Além da programação cultural, o evento deve trazer novidades voltadas ao cuidado animal. Um trailer especial da Secretaria de Proteção Animal (Sepan) deve estar disponível para a inscrição de castração de cães e gatos. O evento deve ofertar 220 vagas no total, distribuídas entre os dois dias.

Na sexta-feira, serão 120 inscrições, divididas em 60 para cadelas, 30 para cachorros, 15 para gatas e 15 para gatos. No sábado, o trailer deve atender mais 100 tutores, com 50 vagas para cadelas, 30 para cachorros, 10 para gatas e 10 para gatos. Haverá, ainda, um espaço de vacinação de pets, com o objetivo de reforçar a importância da proteção e do bem-estar dos animais domésticos da Estrutural.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a relevância de integrar as demandas da comunidade aos serviços oferecidos: “A cada edição, nós buscamos ouvir as demandas das comunidades e levar novas ações que façam a diferença na vida das pessoas. Nesta edição, além dos serviços de cidadania, nós estamos ampliando o cuidado com os animais e valorizando nossa cultura afro-brasileira, em um evento que celebra pertencimento e inclusão”, afirmou Passamani.

Atividades de capacitação e cultura

Durante os dois dias, o programa deve oferecer serviços gratuitos de cidadania, assistência, capacitação e bem-estar. O evento também deve promover oficinas, atividades culturais e ações de valorização da autoestima e da convivência comunitária.

A programação inclui o teatro educativo do Detran-DF, apresentações musicais com artistas locais de axé e sertanejo, além do curso “Nasce uma Estrela”. O curso é voltado a gestantes e mães de recém-nascidos. A iniciativa oferece orientação sobre amamentação, primeiros socorros e cuidados pós-parto, com a expectativa de atender cerca de 100 mulheres.

O público também deve participar de um aulão de jiu-jitsu, promovido pelo Instituto Favela de Ouro na manhã de sábado, com inscrições gratuitas feitas no local. Outro destaque é o espaço de inscrições para o Casamento Comunitário 2025. O evento deve realizar a 4ª edição em 7 de dezembro no Museu Nacional da República. Casais interessados podem se cadastrar gratuitamente no estande.

O GDF Mais Perto do Cidadão deve oferecer serviços tradicionais, a exemplo dos atendimentos do Na Hora, emissão de documentos, apoio da Polícia Civil, espaço infantil, cortes de cabelo e maquiagem gratuitos, orientações jurídicas e sociais, e ações de saúde.

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com