O Grupo Pilombetagem irá realizar apresentações gratuitas no dia 6 de agosto no Areal. A trupe, que tem encantado as comunidades do Distrito Federal com sua mistura de circo, música e emoção, levando ao público números que prometem arrancar gargalhadas e tocar o coração de crianças e adultos.
Nascido em 2004 no Gama, o grupo é formado pelos palhaços Canarinho, Peteleco, Rabisco e Biliska, personagens vividos por Robson, Leonardo, Henrique e Daiane Siqueira, irmãos que transformaram o laço familiar em linguagem cênica. Ao longo de duas décadas, a Pilombetagem se tornou referência em palhaçaria popular, misturando instrumentos musicais, pernas de pau, mágica e malabarismo.
De acordo com Henrique De Siqueira, integrante do grupo, a experiência com o projeto tem sido marcante.
“O grupo já fez apresentações dentro do projeto no último dia 6 de julho e 4 de agosto. Foi fantástico! A gente se apresentou com o coração aberto, e o retorno veio em forma de sorrisos e muita participação. Parecia que o público era parte do elenco! Foi um daqueles dias em que a arte realmente cumpre seu papel: emocionar, incluir e transformar”, celebra!
Ainda segundo ele, participar do IntegrArte também reforça a missão social do grupo“O IntegrArte é mais que um projeto, é um sopro de cultura em lugares onde muitas vezes ela não chega. E quando a gente vê os olhos atentos e os sorrisos soltos, temos certeza de que estamos no caminho certo,” afirmou.
A apresentação no Centro Social Formar marca a última parada do circuito artístico do IntegrArte, projeto realizado pela ONG Ascetur, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC-DF), que une cultura, educação e desenvolvimento comunitário. “Nosso maior número é o amor que colocamos em cada apresentação. E saber que conseguimos tocar o coração das crianças com nossa arte é o maior prêmio que poderíamos receber”, diz Canarinho, palhaço veterano do grupo.
Além das apresentações, o IntegrArte oferece oficinas de circo e formação de monitores, ampliando o acesso à cultura e preparando jovens talentos para atuarem de forma segura e criativa nas artes circenses, até o mês de setembro.
Serviço: Projeto IntegrArte
Local: Centro Social Formar, Areal (DF)
Data: 6 de agosto
Horários: 10h e 14h
entrada livre
Redes: @integrarteprojeto