InícioCULTURAGuerreiros do Passo, salvaguarda do frevo, vira Patrimônio Imaterial

Confira

Destaque

Guerreiros do Passo, salvaguarda do frevo, vira Patrimônio Imaterial

Os pernambucanos agora têm mais um patrimônio para chamar de seu. O Grupo Guerreiros do Passo foi reconhecido como o mais novo Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O título foi concedido pela Câmara de Vereadores da capital pernambucana ao grupo fundado há 20 anos.

Os Guerreiros realizam pesquisas e ações gratuitas voltadas à preservação, memória, difusão e salvaguarda do frevo. Promovem ocupações culturais em espaços públicos com arte, educação e cultura, ampliando o acesso a esse bem imaterial e mantendo vivo o legado do Mestre Nascimento do Passo.

Entre as principais contribuições do grupo está a criação de uma metodologia de ensino do frevo, que já formou inúmeros passistas e professores. Esse trabalho consolidou o Mestre como referência para grupos e escolas de dança em Pernambuco.

Entre os projetos do grupo estão: Frevo na Praça, a Oficina de Conserto e Montagem de Sombrinhas de Frevo, o Laboratório do Passo e a aula-espetáculo O Frevo, que apresenta a história e a evolução da dança.

Recentemente, os Guerreiros do Passo representaram o frevo no Festival de Cannes, na França, com apresentações na Riviera Francesa e em Paris, durante a estreia do filme O Agente Secreto, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho.

E no próximo sábado, 9 de agosto, o grupo retoma o projeto Frevo na Praça, em clima de celebração. A aula ao ar livre é gratuita e aberta ao público, e será realizada todos os fins de semana, na Praça do Hipódromo, a partir das 15h.


Fonte:

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com