O projeto “Laboris: um espaço para produção musical goiana” é uma iniciativa inédita da área de música popular da Escola de Música e Arte Cênicas, da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG), viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo do Estado de Goiás. Como contrapartida deste apoio, o Laboris está oferecendo à sociedade goiana a gravação e o lançamento de fonogramas inéditos de quatro artistas locais, fortalecendo os vínculos entre a universidade e a cena musical da região.
De acordo com o idealizador do projeto e professor da EMAC, João Casimiro, a aprovação do projeto está sendo fundamental para o fortalecimento do Laboris como espaço de criação, ensino e difusão da música popular. “Além de possibilitar a realização de uma programação intensa e diversa em 2025, como por exemplo: o 5º Festival de Música Popular, oficinas abertas ao público, uma série de shows semanais às quintas-feiras e muitos outros encontros. Grupos importantes da universidade, como a Banda Pequi, criada pelo saudoso Jarbas Cavendish, também utilizam o Laboris como espaço de ensaio e apoio. Com esse novo impulso, o laboratório se consolida como uma plataforma viva de produção cultural na universidade pública e na cena musical goiana”, explica.
Os selecionados terão a produção completa de um single — incluindo gravação, mixagem, masterização, capa personalizada e distribuição digital — o projeto prevê ainda a realização de um show de lançamento dentro do Festival de Música Popular “Jarbas Cavendish”, que ocorrerá na EMAC-UFG. O objetivo é impulsionar os artistas e suas obras, colocando-os em contato direto com o público e com a cena musical local.
Selo Laboris
“Queremos que esses primeiros lançamentos do selo Laboris reflitam a pluralidade da música popular brasileira feita em Goiás hoje, com diversidade estética, força autoral e conexão com o território. Também esperamos que essa iniciativa aproxime ainda mais a UFG do povo goiano, valorizando e amplificando a produção musical da nossa comunidade”, enfatiza João Casimiro.
O projeto “Laboris: um espaço para produção musical goiana” pretende promover uma parceria artística entre os músicos contemplados e a equipe de professores e estudantes da UFG, que integram o Laboris. É uma forma de potencializar a produção autoral do estado com qualidade técnica e curadoria, abrindo novas possibilidades para artistas em diferentes momentos de carreira, desde novos compositores até nomes já consolidados, com apoio direto da universidade pública.
Seleção de propostas artísticas para gravação musical no Laboris
Edital: Acesse aqui a Chamada Pública Nº 01/2025
Quando: até às 23h59 do dia 15 de maio
Onde: pelo Google Forms
Mais informações: @laborisufg