O projeto “Mulheres na Roda de Samba” é uma iniciativa para empoderar mulheres através da música e da troca de saberes, que se dá em uma roda de samba. Há seis anos, o coletivo existente em Goiânia tem oportunizado a diversas musicistas o protagonismo no samba. O grupo integra a mobilização nacional e internacional de empoderamento feminino e de homenagens às sambistas pioneiras e atuais no cenário musical brasileiro.
De acordo com a violonista 7 cordas, Ísis Krishna, no início a mobilização das mulheres ocorria a partir do segundo semestre, somente para fazer a live da homenageada do ano. “Com a pandemia tivemos a adesão de mulheres e parceiros interessados em contribuir com a produção audiovisual e após assumimos o compromisso da transmissão, tanto em infraestrutura quanto na apresentação da roda. A partir daí surgiram diversas oportunidades no mercado da música, que acolheram e deram espaço para o coletivo”, complementa.
Desde a sua criação, em 2018, o grupo já prestou homenagens a ícones como: Elza Soares, Tia Surica, Teresa Cristina e Áurea Martins. Em Goiás, a homenagem especial foi feita à Dona Neuma do Samba. A cantora e compositora é uma valiosa integrante de nossa comunidade local e ancestral viva de nossa cultura. Ela foi condecorada também no projeto audiovisual: “Dona Neuma e As Mulheres na Roda de Samba”, que pode ser conferido pelo Youtube.
Serviço: Mulheres na Roda de Samba – Mercado da Vila Nova
Quando: sexta-feira (8/08), a partir das 19h
Onde: Av. Quarta Avenida, S/N – St. Leste Vila Nova, Goiânia – GO
Mais informações: @mulheresnarodadesamba_go
Entrada franca!