InícioBRASILBrasíliaMulheres são protagonistas dos filmes da Mostra Brasília nesta quinta-feira (5)

Mulheres são protagonistas dos filmes da Mostra Brasília nesta quinta-feira (5)

Mais três filmes são exibidos no penúltimo dia da Mostra Brasília: as produções disputam o 26º Troféu Câmara Legislativa

Por Marco Túlio Alencar

Dois curtas-metragens de ficção e um documentário longa-metragem estão na programação da Mostra Brasília desta quinta-feira (5). Em comum nas três produções – que concorrem ao 26º Troféu Câmara Legislativa, para filmes produzidos no Distrito Federal –, o papel de protagonista que cabe às mulheres. As atrizes Letícia Rudra e Gleide Firmino interpretam os papéis principais em “Xarpi” e “Via Sacra”, respectivamente. Já o filme “A Câmara” apresenta as deputadas federais em pleno exercício de seus mandatos.

O título que abre a sessão, às 18h – na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília e em espaços culturais do Gama (Cia Lábios da Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul), com entrada gratuita – é “Xarpi”, dirigido por Rafael Lobo. O filme conta a história da personagem homônima que decide enfrentar sozinha a noite da cidade e se depara com um pichador misterioso. O diretor brasiliense tem uma prolífica trajetória no audiovisual, iniciada com o premiado curta “Confinado”.

No segundo curta da noite, a personagem Gleide tenta se concentrar no trabalho, quando assiste a cenas de violência policial de cunho racista e um telefonema a coloca em uma verdadeira “Via Sacra” pela vida. O diretor do filme, João Campos, entre outras atividades no audiovisual, também é roteirista e ator – premiado no 48º Festival de Brasília pela atuação no curta-matragem “Cidade Nova”.

Fechando a programação desta quinta-feira, o documentário “A Câmara”, dirigido por Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão, tem recebido aplausos ao ser exibido em eventos como Festival DocLisboa, 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e 5º PiriDoc, além de sessões especiais na França, Inglaterra e universidades brasileiras. O filme acompanha o cotidiano de deputadas federais de variados partidos políticos, em 2022, e capta detalhes que estimulam a reflexão sobre diversas questões abordadas, como a participação das mulheres na política.

“A Câmara” marca a estreia no cinema da pesquisadora Cristiane Bernardes, da Escola Legislativa da Câmara dos Deputados. Enquanto Tiago de Aragão tem vasta experiência neste ofício. É diretor de títulos como “Da Maior Importância” (2011); “Curió” (2014); e “Luta pela Terra” (2022). Em 2018, viu seu filme “Entre Parentes” vencer o Troféu Câmara Legislativa na categoria melhor curta-metragem pelo júri oficial.

Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa

As sessões da Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa prosseguem até esta sexta-feira (6) e contam com legendagem descritiva e audiodescrição ao vivo. Este ano, 12 filmes concorrem aos prêmios do Troféu Câmara Legislativa – um total R$ 240 mil, que serão divididos entre as melhores produções (júris oficial e popular) e categorias técnicas (como direção, roteiro e fotografia, entre outras).

Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, às 17 horas de sábado (7), e a escolha dos vencedores está a cargo do júri formado por Antonio Grassi, ator, diretor e gestor cultural; Catarina Accioly, diretora, roteirista e atriz; e José Delvinei, ator, professor e produtor cultural.

O público que comparecer às sessões – em qualquer espaço de exibição – poderá escolher seus favoritos, e os filmes também serão premiados pela Câmara Legislativa. Para votar, é necessário retirar o ingresso (gratuito) na bilheteria dos locais.

Em cartaz

Quinta-feira (5/12), às 18 horas

Xarpi, de Rafael Lobo
Distrito Federal, Ficção, 25 minutos, 2024
Não recomendado para menores de 14 Anos

 

Via Sacra, de João Campos
Distrito Federal, Ficção, 20 minutos, 2024
Não recomendado para menores de 12 anos

 

A Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão
Distrito Federal, Documentário, 89 minutos, 2023
Classificação indicativa Livre

 

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Exit mobile version