Presença e virtualidade é o diferencial da 3ª edição do reToque – encontro em improvisação e danças. Essa edição foi pensada para acolher, cuidar e potencializar os trabalhos desenvolvidos por artistas locais com a troca de saberes com artistas da América Latina. Foram convidadas para esse intercâmbio a argentina Roxana Galand, que vai abordar “A natureza da força” e a colombiana Jenny O’Campo, com “Deste o coração do movimento: improvisação e composição coreográfica”.
Os laboratórios online vão acontecer neste sábado (2/07) e domingo (3/07). Sendo que a oficina com Roxana Galand sobre a “A natureza da força”, acontece das 10h às 13h. Já o “Deste o coração do movimento”, com Jenny O’Campo inicia às 16h e segue até às 18h. Ambas as atividades são gratuitas e as aulas vão ser ministradas em espanhol e português. As transmissões serão realizadas via plataforma ZOOM, com até 18 participantes em cada laboratório.
O 3º reToque foi contemplado pelo edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc – Concurso nº 19/2021 – Secretaria de Cultura do Estado de Goiás – Governo Federal. “Neste momento o reToque oferece dois laboratórios de improvisação em dança, com professoras de renome no cenário internacional. As duas partem da experiência de corpo de cada um dos participantes com relação ao movimento e à dança possibilitando assim, que todas as pessoas interessadas possam participar dos laboratórios”, explica a idealizadora do projeto, Lu Celestino.
A natureza da força
“A natureza da força” é um laboratório, que os participantes vão explorar as formas de se expressar por meio da construção presente nos tecidos, nos gestos, as preferências de mobilidade, percepção e ser. “Esta investigação nos lembra de que a construção atual é apenas uma das formas de viver nosso corpo e nossa dança. Abrem-se novas possibilidades de mover que surgem da aceitação que brota da experiência de poder ser como se é no presente”, complementa.
Deste o coração do movimento
No workshop intensivo: “Deste o coração do movimento: improvisação e composição coreográfica”, que significa permitir que o sentimento torne-se movimento. Ou seja, que o corpo se torne poético, efêmero, estranho, fictício e sublime – deixe de ser um só corpo e se permita serem muitos. Para isso, Jenny vai partir do estudo dos sistemas corporais para trabalhar a improvisação. Trabalhando com o grupo ferramentas para a improvisação e composição em tempo real.
SERVIÇO:
reToque: #3 Encontro em Improvisação e Danças
Inscrições: até o dia 30/06
Local: www.casacorpo.art.br/retoque
Laboratório online
Quando: 02 e 03 de julho
Horários: 10h às 13h (Roxana Galand) e 16h às 18h (Jenny O’Campo)
Mais informações: @casacorpocasa e contato.retoque@gmail.com
É gratuito!