O documentário “O Lado Que A Cidade Não Vê” apresenta o cotidiano de três pessoas trans, que buscam o sustento de suas vidas. Moradores de Goiânia, cada um na jornada de trabalho que precisa seguir para superar dificuldades, obter alegrias e ter novas perspectivas. Ao escoltar cada personagem, o filme mostra ainda uma vez que uma sociedade transfóbica, machista e racista dificulta e exclui corpos trans do mercado de trabalho.
O filme retrata a vida de Fernando, um vendedor de roupas femininas na Rua 44, Gustavo, fotógrafo e ativista na luta por direitos da comunidade trans e Cristal, estudante de dança e manicure. O documentário dá foco a esses personagens que, diariamente, são invisibilizados pela sociedade. Momentos diários são evidenciados pelos protagonistas, uma vez que um mosaico de luta diária da comunidade trans para fugir das estatísticas marginalizantes.
De tratado com o diretor, Thomas Toledo, ele decidiu fazer filmes de temática LGBTQIA + com uma abordagem mais sensível. “Minha motivação é falar que essas pessoas só estão querendo remunerar as contas. É uma correria que a gente passa. Eu, você, todo mundo – isso é o que o filme traz. Eu busquei documentar cenas do cotidiano, baseadas nessa questão social que é o mercado de trabalho”, explica.
A mensagem do filme, segundo o diretor, é de que está todo mundo no mesmo navio, correndo detrás do seu ganha-pão. “Não adianta você encontrar que o mercado de trabalho está difícil só pra você. Para algumas pessoas acaba sendo mais difícil. Mas isso, não faz com que a sua dificuldade seja menor que a minha! No fundo, no fundo, a gente está igual”, completa Thomas Toledo.
A produção do curta metragem foi viabilizada pelo Edital nº 4/2023 da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, por meio da Secult Goiás. O diretor do filme “O Lado Que A Cidade Não Vê”, Thomas Toledo, é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua desde 2018, nas funções de diretor, assistente de direção, roteirista, fotógrafo e editor. Anteriormente, dirigiu dois outros filmes: “Feliz Natalício” (2022) e “ICTUS” (2023).
Serviço:
Estreia do documentário “O Lado Que A Cidade Não Vê”
Quando: sábado (21/09), às 20h
Onde: Cine Ritz, Rua 8, 501 – St. Mediano, Goiânia-GO
Classificação: 14 anos
Mais informações: @oladoqueacidadenaove
Ingressão gratuita!