Enquanto a média nacional de leitura ficou em 47%, Santa Catarina lidera no Brasil, com mais de 64% que se declararam leitores, conforme a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta feira (18/12).
Os três estados da região Sul, que engloba Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná despontam com ótimos níveis de leitura, comparados com outras regiões brasileiras.
Pelo menos 53% dos moradores desses estados leram um livro inteiro ou parcialmente nos últimos três meses. Porém, os números da região Sul revelam uma queda de cinco pontos em relação à última pesquisa, quando a região registrou 58% de leitores.
Considerando a população brasileira, a pesquisa aponta que o Brasil conta com mais de 93 milhões de leitores, ou seja, pessoas com mais de cinco anos. Um motivo de preocupação é que houve uma redução de quase sete milhões de leitores no país, de acordo com os dados coletados.
A pesquisa foi feita com 5.504 entrevistas domiciliares, com 147 perguntas, entre os dias 30 de abril e 31 de julho deste ano, com pessoas com idade mínima de cinco anos, alfabetizadas ou não, em 208 municípios. O levantamento considera tanto a leitura de livros impressos quanto digitais, além de não restringir qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos.
A amostra é válida para 21 estados e o Distrito Federal. Rondônia, Acre, Roraima, Amapá e Tocantins foram agregados em um conjunto de dados.