InícioCULTURAPré-conferência de cultura é realizada no Plano Piloto

Confira

Destaque

Pré-conferência de cultura é realizada no Plano Piloto

Por Daniela Uejo

Na tarde desta quarta-feira (17) A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), junto à Administração Regional do Plano Piloto, realizaram a Pré-Conferência  macro regional do DF.

O Plano Piloto integra a Macro 6, que abarca também o Lago Sul e o  Lago Norte. O encontro tem o objetivo de engajar a sociedade civil e o Poder Público para discutir e apresentar propostas para o fortalecimento e proposição de políticas públicas de cultura. Durante o evento há o debate de propostas, em torno do enriquecimento cultural  para o Plano Piloto.

Para a Gerente de Cultura do Plano Piloto, Marcela Rodrigues, a importância dos debates que acontecem em cada etapa na construção das Conferências, vai além da valorização da comunidade cultural enquanto segmento com representatividade na cidade. “O fazer artístico de cada região constrói a identidade de um povo, gera autoestima, senso de pertencimento e cuidado com os nossos patrimônios materiais e imateriais. Não podemos esquecer de citar a importância do nicho na movimentação econômica do DF, com um circuito gerador de empregos diretos e indiretos em uma das capitais com o maior número de eventos registrados e realizados atualmente no país. A sistematização da economia criativa hoje é um diferencial entre as cidades que se destacam como roteiros turísticos imprescindíveis ao redor do mundo, dentre outras”, disse a gerente.

Nesta edição, representantes de várias vertentes culturais expuseram suas opiniões em torno da importância da cultura no âmbito escolar, destacou-se a importância da cultura também como ferramenta de acesso ao lazer.

Para o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, a cultura tem vários benefícios à sociedade e uma delas é sobre a questão da saúde mental. “Aproveitando a campanha do janeiro branco, que chama a atenção sobre a conscientização em torno de cuidados com a saúde mental, podemos dizer que o acesso à cultura também proporciona benefícios à mente, além de promover um modo mais criativo e leve de se viver, seja através da escrita, da pintura, teatro ou da dança”, disse.

As propostas têm o objetivo de alcançar instâncias superiores da Conferência Distrital Nacional de Cultura, de forma a assegurar que as vozes dos participantes contribuam para a formulação de políticas públicas para o âmbito cultural.

A etapa das Pré-Conferências compõe a realização da 6ª Conferência Distrital de Cultura, que acontecerá entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2024.

Tá bombando...