O primeiro museu brasileiro dedicado às mulheres é uma iniciativa de Brasília e possui acervo próprio com obras de talentos femininos de todo o Brasil. Agora, os brasilienses poderão conhecer algumas peças na exposição Acervo do Museu das Mulheres: Primeiras Aquisições, que fica em cartaz na galeria do terceiro andar do Museu dos Correios (Setor Comercial Sul) de 7 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025. Obras de grandes mestras da gravura, como Fayga Ostrower e Anna Bella Geiger, poderão ser apreciadas pelo público.
A curadoria fica por conta de Sissa Aneleh, diretora do Museu das Mulheres. Inclui ainda peças das artistas plásticas pioneiras de Brasília: Naura Timm, Marlene Godoy, Lêda Watson, Helena Lopes, Ray di Castro e Betty Bettiol. Na exposição serão exibidas gravuras, esculturas, pinturas, fotografias, objetos, desenhos, vídeo-arte, vídeo-performance, foto-performance e outros itens do acervo.
“Nesta exposição, apresentaremos as primeiras doações de obras e outros itens que inauguram o núcleo do acervo, os quais contribuíram para afirmamos que se todo acervo representa a alma do museu, nós temos a nossa alma museal com o universo feminino inteiro nela”, comenta Sissa Aneleh, que também é doutora e mestra em Artes, historiadora da arte, professora universitária e diretora artística.
Ana Brito, Bárbara Paz, Carolina Leal, Cristiane Martins, Gisel Azevedo, Léa Juliana, Lis Marina Oliveira, Lise Lobato, Patrícia Guerreiro, Renata Aguiar e Sofia Seda são outras artistas que fazem parte da exposição, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Programação paralela
A exposição conta também com oficinas gratuitas, encontro com artistas e performances. Para oficinas, serão no total 10 vagas. Inscrições e mais informações no site do Museu das Mulheres www.museudasmulheres.com.br ou no instagram @museudasmulheres_oficial.
Educativo
Durante a semana, a exposição recebe estudantes da rede pública para visitas mediadas por meio do Programa Educativo do Museu das Mulheres. Os agendamentos contemplam alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio. A iniciativa também possibilita as visitas com interpretação em libras para grupos de pessoas surdas, mediante solicitação no momento do agendamento. O local está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://conecta.mediato.art.
Como agendar sua escola
- Faça login na plataforma https://conecta.mediato.art.
br/ como “Profissional da Educação”; - Escolha o evento ” Exposição Acervo do Museu das Mulheres: Primeiras Aquisições”, a data e o horário desejado.
- Preencha as informações da escola, a quantidade de alunos e segmento: educação Infantil, ensino fundamental ou ensino médio.
Como agendar para escolas privadas, universidades e outros grupos – sem ônibus
- Envie e-mail para contato@museudasmulheres.com.
br solicitando visita-mediada especificando escola, universidade e grupo. - Aguarde nosso retorno com a agenda do educativo do Museu das Mulheres.
Museu das Mulheres
O Museu das Mulheres, Museu DAS, é o primeiro museu dedicado às mulheres no Brasil. Constitui-se como projeto organizacional de natureza privada, fundado em 2022. Nasceu da vontade de reconhecer o valor da produção artística, intelectual e prática das mulheres no Brasil e no mundo. Tem por visão e missão institucionais: impulsionar o avanço das mulheres e valorizar o protagonismo feminino em arte, cultura, literatura, educação, música, patrimônio material-imaterial, tecnologia, história, pesquisa e demais áreas de realização das mulheres. Museu de modelo híbrido, atua tanto no universo virtual quanto no físico, adota novas virtualidades e tecnologias com projeto imersivo, interativo e ambientes espaciais de última geração. Possui programação em artes plásticas e visuais, cinema, eventos, além de programa educativo, área de pesquisa, editora e acervo.
Serviço
Exposição Acervo do Museu das Mulheres: Primeiras Aquisições
De 7 de dezembro a 30 de março de 2025
Na galeria do terceiro andar do Museu Correios (Setor Comercial Sul)
Visitação de terça à sexta, das 10h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 13h às 17h.
Informações: museudasmulheres.com.br
Entrada franca
Classificação livre