Inspirado na mitologia grega, a narrativa do espetáculo fala das moiras – três irmãs que determinavam o destino, tanto dos deuses, quanto dos seres humanos. Eram três mulheres responsáveis por fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos. Durante o trabalho, as moiras fazem uso da roda da fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios. As voltas da roda posicionam o fio do indivíduo em sua parte mais privilegiada (o topo) ou em sua parte menos desejável (o fundo), explicando-se assim os períodos de boa ou má sorte de todos.
De acordo com a dançarina, Iara Prado, a dança tem a capacidade de acessar o que muitas palavras não alcançam, transmitindo emoções a partir de um lugar pessoal e sensível. “Me sinto parte de algo necessário. Estar em um trabalho que olha para a experiência feminina com profundidade me toca como artista e como mulher. É como se, ao dançar, estivéssemos também contando partes da nossa história, o que dá ainda mais força para estar em cena”.

“Fazer parte de uma pesquisa como essa em dança é muito significante, nos coloca presentes dialogando e permeando nossa realidade fora dos palcos. Dar luz ao feminino e suas amarras, que perpassam gerações é um ato de resiliência”, complementa a dançarina Dinekelle Lemes.
“Trama”, diz dessa troca permanente de personas, nas quais as mulheres foram se fazendo, vestindo, tirando ou sendo arrancada delas, para existirem e resistirem no mundo, desde os tempos passados até a nossa contemporaneidade. O projeto de circulação do espetáculo é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Governo de Goiás e da Secretaria Estadual de Cultura.
Serviço: Trama – Oficina e Espetáculo de Dança em Goiânia
Espetáculo: terça-feira (16/09) e quarta-feira (17/09), às 20h, no Centro Cultural da UFG (CCUFG), localizado na Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário
Duração: 45 min – Classificação: 10 anos
Entrada Solidária: 1kg de alimento não perecível ou um item de higiene pessoal.
Ingressos Gratuitos: retirada pelo Sympla
Mais informações: @nomadesdanca