Por Kleber Karpov
A VIII edição do projeto Arte na Praça começa neste sábado (27/Set), na Praça das Artes Teodoro Freire, em Sobradinho, com uma programação que inclui música, dança e espetáculos, consolidando-se como uma das principais vitrines artístico-culturais do Distrito Federal. A abertura do evento contará com apresentações do guitarrista Simão Santos, da bailarina Karol Thayná, da Banda Sinfônica de Sobradinho e da Banda Artise.
A noite de estreia começa às 19h, com o show do cantor e guitarrista internacional Simão Santos. Em seguida, às 20h, a bailarina de dança do ventre Karol Thayná sobe ao palco. Às 21h, será a vez da Banda Sinfônica de Sobradinho, sob a regência da maestrina Elaine Cristina, apresentar um repertório com clássicos da MPB e sucessos internacionais. Para encerrar a noite, a Banda Artise, comandada pelo maestro Alex Paz, se apresenta às 22h com um repertório dançante.
O Arte na Praça é um projeto multidisciplinar desenvolvido pela Associação ARTISE de Arte, Cultura e Acessibilidade, que promove shows de diversos gêneros musicais, dança e exposições de artes plásticas. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF, da Administração Regional de Sobradinho.
Impacto na comunidade
O maestro Alex Paz, presidente da ARTISE e coordenador do projeto, destaca os benefícios que a iniciativa trouxe para a comunidade artística e para a economia local ao longo de suas sete edições anteriores. Segundo ele, mais de 380 artistas já receberam cachês, o que permitiu a aquisição de instrumentos e a manutenção de suas carreiras.

Paz também ressalta o impacto social do evento. “Vamos apresentar ao público, nesta VIII edição do ARTE NA PRAÇA, a maior vitrine artístico-cultural de Sobradinho e do DF. Será um grande presente para as pessoas que prestigiam as produções da ARTISE”, garante o maestro. Ele observa ainda que o projeto revitalizou a Praça das Artes, que voltou a ser um ponto de encontro comunitário, além de beneficiar os comerciantes locais que participam da praça de alimentação.

O presidente da ARTISE reforça a experiência da associação na produção de grandes eventos, o que, segundo ele, garante a qualidade da oitava edição. “Já realizamos importantes eventos, como a Festa da Goiaba, em Brazlândia; a Feira do Artesanato e das Flores, na Torre de TV; e o Cine Drive e, sobretudo, o Show da Virada, este ano, na Esplanada dos Ministérios”, esclarece.
