Oi, oi gente amiga desse nosso programa que nesta edição é um convite à escuta de uma jovem de 25 anos, a violinista amazônida Agatha Nascimento, moradora de Barcarena, (PA)
Reconhecidamente, ela é um talento no campo da música de concerto brasileira que, orgulhosamente apresenta a força criativa do Pará no 14º Festival Internacional Sesc de Música, que está acontecendo desde o dia 19 de janeiro, em Pelotas (RS),.
A trajetória de Ágatha mostra como a música é capaz de transformar vidas e abrir caminhos. Integrante da Orquestra Jovem Sesc Pará desde 2025, ela ocupa a posição de Spalla – a primeira violinista do naipe, responsável por liderar os demais violinistas nas arcadas da orquestra.
Na música, Ágatha sempre buscou aliar o talento a uma sólida base acadêmica. Ela é formada em violino pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde ingressou simultaneamente nos cursos técnico e de licenciatura em 2021.
Incentivada pela avó, Ágatha tocou os primeiros acordes há 10 anos, dentro da igreja da sua comunidade. Rapidamente se destacou e, com dedicação, ganhou notoriedade. Agora, é professora de violino em Barcarena, aluna do renomado professor chileno Yerko Tabila e continua a brilhar na orquestra da sua igreja. Viva Maria comemora com entusiasmo o fato dela estar sendo chamada a integrar a Orquestra Jovem Sesc Brasil , onde se apresenta amanhã à noite , no Theatro Guarany, no Festival de Pelotas.












