InícioBRASILAlagoasMostra em Maceió traz memórias de impactados por afundamento de solo

Confira

Destaque

Mostra em Maceió traz memórias de impactados por afundamento de solo

Desastre foi causado por colapso de minas exploradas pela Braskem

Por Madson Euler

Maceió recebe a partir desta segunda-feira a exposição Memória Soterradas. A mostra, sediada no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, convida os visitantes a uma imersão nas histórias, memórias e expressões artísticas das comunidades impactadas pelo maior desastre socioambiental, hoje em curso, numa área urbana no mundo: o colapso causado pela mineração da Braskem na capital alagoana.

A exposição é resultado do trabalho coletivo chamado Cidade de Afetos, coordenado pelo Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal), que está em sua segunda edição.

O projeto começou suas atividades com moradores e ex-moradores dos cinco bairros diretamente afetados pelo desastre — Bebedouro, Bom Parto, Farol, Mutange e Pinheiro. Recentemente, as ações foram expandidas para as comunidades situadas na borda do território em afundamento, chegando aos Flexais, Levada e Vergel do Lago.

Isadora Padilha, idealizadora do Projeto Cidade de Afetos, destaca que a iniciativa busca dar um novo significado às memórias dessas comunidades atingidas, transformando perdas e dores em potentes formas de expressão cultural.

“Os visitantes que vierem para a exposição vão encontrar esse senso muito forte de denúncia e vão encontrar a linguagem das ruas: a linguagem com a qual essas pessoas se expressam, as linguagens de fotos, mas também de ‘pixos’, ‘lambes’ que são colocados nas paredes, enfim, a forma como as pessoas falam, vão encontrar instalações, vão encontrar apresentações culturais”.

A Exposição Memória Soterradas ficará aberta para visitação até o dia 8 de março.

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com