A 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, maior e mais tradicional mostra cinematográfica do país, promove mais uma edição do Cinema Voador, projeto que leva sessões gratuitas e ao ar livre para diferentes regiões do Distrito Federal. Este ano, as exibições acontecem em Planaltina (12, 13 e 15 de agosto) e na Estrutural (21 e 22 de agosto), com uma seleção de filmes que celebram a diversidade e a riqueza do audiovisual brasileiro.
O Festival de Brasília, que completa 60 anos em 2025, consolida-se como um marco da cultura nacional, reunindo produções contemporâneas e clássicas em mostras competitivas, oficinas, debates e atividades formativas. Em 2025, o evento ocorrerá entre 12 e 20 de setembro, com programação no Cine Brasília e em outras localidades do DF.
“O Festival de Brasília é patrimônio da nossa cultura e, com o Cinema Voador, reafirmamos que ele pertence a todo o povo do Distrito Federal. Levar sessões gratuitas para Planaltina e a Estrutural é mais do que descentralizar a programação: é garantir que a política cultural chegue a todas as regiões, fortalecendo nossa identidade e valorizando o audiovisual brasileiro” , destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.
Democratização do cinema e valorização da cultura local
José Damata, idealizador do Cinema Voador, que desde 1994 oferece exibições gratuitas de cinema de norte a sul do Brasil, reforça a importância da curadoria deste ano. “Selecionamos filmes que são verdadeiros tesouros do cinema nacional, com diretores fundamentais como Joaquim Pedro de Andrade, Rosemberg Cariry, e Paulo Thiago. É uma programação eclética e, acima de tudo, formadora de plateia, porque muitos desses títulos não chegam ao circuito comercial. Nosso papel é levar obras de qualidade para as periferias, criando novos públicos e despertando o encanto pelo cinema”, ressalta Damata.
O produtor cultural conta que sempre que o Cinema Voador chega, vira uma festa. “As pessoas se reúnem curiosas, ansiosas para descobrir o que vamos exibir naquela noite. É mágico ver como o cinema pode unir comunidades e emocionar plateias inteiras”, complementa Damata.
Sobre a escolha dos filmes, ele revela uma novidade: “nesta edição, teremos uma surpresa especial para as crianças uma mostra infantil com animações e entre elas: uma homenagem aos 80 anos de Fantasia, da Walt Disney, uma obra-prima que transcende gerações e continua encantando o público.”
Programação diversa e gratuita
Em Planaltina, as sessões acontecem no Vale do Amanhecer (12/08) e na Praça dos Esportes (13/08), com exibições de clássicos como “Corisco e Dadá”. Já na Estrutural, a programação será na Praça da Administração (21 e 22/08) e terá na programação produções raras como o curta-metragem Brasília Contradições de uma Cidade Nova.
A 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro terá sua programação completa anunciada no dia 20 de agosto, incluindo as mostras competitivas, o Ambiente de Mercado (com pitchings e rodadas de negócios) e a Conferência Nacional do Audiovisual, espaço de debates sobre políticas públicas para o setor.
Serviço: 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro apresenta o Cinema Voador
12, 13 e 15 de agosto em Planaltina/Arapoanga
21 e 22 de agosto na Estrutural
Atividade aberta e gratuita
Mais informações: @festbrasilia
Programação – Planaltina
12/08 (Terça-feira)
18h: A Fera Do Mar/ Corisco e Dadá/A Vida É Um Sopro/ Paisagem Natural
Local: Vale Do Amanhecer – Planaltina
13/08 (Quarta-feira)
18h: Fantasia/ Couro De Gato/ O Calango/ Corisco e Dadá
Local: Praça Dos Esportes – Arapoanga
15/08 (Sexta-feira)
18h: Fantasia 2ª Parte/ Sagarana O Duelo
Local: Praça da Igrejinha – Planaltina
Programação – Estrutural
21/08 (Quinta-feira)
18h: A Fera do Mar/ Corisco e Dadá
Local: Praça da Administração da Estrutural
22/08 (Sexta-feira)
18h: Fantasia/Curta Metragem Brasília Contradições de uma Cidade Nova/ Sagarana o Duelo
Local: Praça da Administração da Estrutural