InícioBRASILCidades do Ceará recebem Festival Internacional de Teatro Infantil

Confira

Destaque

Cidades do Ceará recebem Festival Internacional de Teatro Infantil

Por Carolina Pessôa

As crianças do Ceará vão contar com uma atração especial a partir do próximo dia 10, a 14ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. O evento ocorre até 21 de outubro e passa pelas cidades de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim, celebrando a arte como espaço de encontro. Ao todo serão 46 apresentações artísticas e 10 debates em escolas, equipamentos culturais e praças públicas, a maior parte com intérpretes de libras ou audiodescrição. Toda a programação tem acesso gratuito.

Entre os participantes estão companhias de várias partes do Brasil, sendo três cearenses, além de um artista mexicano e um grupo francês. O tema desta edição é “Juntos e Misturados”, que festeja o desejo de partilhar histórias que falam das muitas infâncias, misturando culturas, vozes e afetos. Alguns assuntos abordados nos espetáculos são diversidade étnico-racial, capacitismo, bullying e meio ambiente. Emídio Sanderson, diretor do Festival, explica a proposta do evento:

“O Festival ele nasce com o propósito de democratizar o acesso ao teatro, aliada a uma proposta formativa, por isso que nosso festival ele é completamente gratuito e também dividido em sessões abertas ao público e sessões para escolas públicas. O nosso pano de fundo, é trabalhar com espetáculos que possam estar explorando e oferecendo ao nosso público novas narrativas, novas dramaturgias, espetáculos que possam fazer um contraponto à cultura de massa”, diz.

Espetáculo A fabulosa história de BasarKus da Cia Lamento da França . Foto: Louis Fouillet/Divulgação

Ele também fala sobre a estimativa e o perfil do público:

“A nossa expectativa de público é chegar a mais de dez mil pessoas. Essa é a nossa média de público a cada ano. E desse público, boa parte dele, entre 60 e 80%, eles estão tendo conosco a sua primeira experiência com teatro. Vale destacar que a cada ano a gente faz essa pesquisa de público, o público, especialmente o público do interior, é um público em sua maioria das classes C e D. Então mostra que o festival ele tem essa preocupação de democratizar o acesso ao teatro, as artes”, diz.

O evento também contempla as crianças com deficiência, como explica Emídio:

“A gente tem, por exemplo, o espetáculo da Companhia Primeiro Olhar, de Brasília, que é um espetáculo que foi completamente pensado para atender crianças autistas. No entanto é um espetáculo que também atende outros perfis de crianças, especialmente aquelas com até 5 anos de idade, tendo em vista que a companhia é uma companhia que pensa espetáculos voltados para crianças de 6 meses a 5 anos de idade”, diz.

O Festival é uma realização do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Invento Produções Culturais, com apoio institucional do governo do Estado do Ceará. E lembrando: todas as atrações são de graça!

 

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com