InícioDestaquesDo cerrado goiano às galerias dos EUA: Gerson Fogaça leva sua “Liquid...

Confira

Destaque

Do cerrado goiano às galerias dos EUA: Gerson Fogaça leva sua “Liquid Cities” a Key West

A arte do goiano Gerson Fogaça ultrapassa fronteiras e desembarca no coração da Flórida com a estreia da exposição “Liquid Cities”. A mostra abre no dia 1º de maio, na Sanger Gallery, espaço principal do The Studios of Key West, em Key West, EUA. A exposição segue aberta até 29 de maio e conta com a curadoria de Dayalis González e a produção de Malu da Cunha.

“Liquid Cities” apresenta uma série de obras inéditas nas quais Fogaça investiga as transformações do espaço urbano contemporâneo. Cores intensas, sobreposição de formas e estruturas fragmentadas dão o tom das telas, que propõem uma leitura sensível – e crítica – sobre a vida nas cidades em constante mutação. A proposta estética se ancora no conceito de “modernidade líquida”, formulado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, e se traduz numa linguagem visual que atravessa arquitetura, planejamento urbano e memória.

Para a curadora Dayalis González, o projeto reúne anos de pesquisa e amadurecimento artístico. “A exposição é a síntese da jornada pessoal do artista – um percurso que atravessa geografias, mas sobretudo, redefine sua identidade como criador,” complementa.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A mostra marca uma etapa da trajetória internacional de Gerson Fogaça, construída a partir de experiências vividas em cidades da América Latina, Europa e Estados Unidos, com trabalhos que estabelecem conexões com diferentes contextos urbanos contemporâneos.

A exposição em Key West é uma das paradas do intenso calendário internacional de Fogaça em 2025, que inclui ainda mostras na Argentina, no México, Espanha e em Miami. Ainda esse ano, Gerson Fogaça inaugura um instituto cultural na cidade de Britânia, interior de Goiás, onde passou a infância. O espaço será voltado à realização de oficinas, exposições e ações educativas gratuitas, fortalecendo o vínculo do artista com sua origem e ampliando o acesso à arte em contextos geográficos historicamente afastados dos grandes circuitos culturais. 

Exposição “Liquid Cities” de Gerson Fogaça

Abertura: quinta-feira (1º/05)
Visitação: até o dia 29 de maio
Local: Sanger Gallery – The Studios of Key West, Flórida (EUA)
Mais informações: @artistafogaca

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com