Os 50 anos da Ponte Rio-Niterói, uma das mais grandiosas obras brasileiras, estão sendo homenageados em uma exposição, no Rio de Janeiro. A mostra Ponte Rio-Niterói: as histórias dentro da história, explora tanto aspectos técnicos quanto histórias humanas envolvidas na construção, entregue em 1974.
O destaque da mostra, em cartaz no Espaço Cultural Correios Niterói, são as experiências pessoais dos trabalhadores que contribuíram para a construção e que têm suas vidas entrelaçadas na história da ponte.
Erguida sobre as águas da Baía de Guanabara, a ponte ajuda a compor um dos principais cartões postais da cidade. Foram 5 anos para construir a via que liga a cidade do Rio de Janeiro ao município de Niterói, além da Região dos Lagos e do litoral norte fluminense.
Antes da ponte existir, era preciso contornar a Baía de Guanabara por via terrestre, num trajeto de 100 quilômetros. A outra opção era por balsa via mar.
A mostra pode ser vista até 11 de janeiro. A classificação é livre e a entrada gratuita. O Espaço Cultural Correios Niterói conta com acesso para pessoas com deficiência.