O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, que acaba de dar mais um passo na indicação para a categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2025. Ele é um dos 15 pré-indicados que concorrem a uma das cinco vagas. Foram inscritos filmes de 85 países. O anúncio foi feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana, nessa terça-feira.
Composta por mais de 10 mil membros, a academia é a responsável por indicar e definir os filmes vencedores de cada categoria da premiação.
A última vez que o Brasil emplacou um representante na pré-seleção foi em 2008 com O Ano em que nosso pais saíram de férias, que não chegou a ficar entre os finalistas.
Dirigido por Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, Ainda Estou Aqui concorre com produções como, Emilia Péres, da França, A semente do Fruto Sagrado, da Alemanha e A Menina com a Agulha, da Dinamarca.
Outros países com produções selecionadas nessa fase foram Canadá, República Tcheca, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Noruega, Palestina, Senegal, Tailândia e Reino Unido.
Para chegar aos cinco finalistas na categoria de Melhor Filme Estrangeiro é preciso dois comitês especializados da Academia do Oscar. Um que seleciona os 15 possíveis indicados e o segundo escolhe os cinco finalistas ao prêmio.
Os cinco filmes que concorrerão a estatueta dourada nessa categoria serão anunciados em 17 de janeiro. A cerimônia do Oscar acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 2 de março.