Já é carnaval em todo o Brasil. O Galo da Madrugada já está de pé sob a ponte no Recife Antigo. Os trios elétricos também já estão abrindo o carnaval de Salvador no circuito do Campo Grande e os bloquinhos de rua no Rio agitam a capital carioca.
Em São Paulo, a primeira noite do desfile das escolas de samba será nesta sexta-feira (28), no Sambódromo do Anhembi.
Mas não é só nas capitais mais conhecidas que a folia acontece. Do Acre ao Rio Grande do Sul, os eventos carnavalescos começaram.
O artesão Kleder Silva é folião inveterado em Rio Branco, na capital acreana. Ele faz parte do tradicional bloco Urubu Cheiroso, fundado em 1983. Kleder já está com o hino do bloco na ponta da língua para desfilar pelas ruas no carnaval.
“Além do carnaval ser uma grande de festa, é uma oportunidade que a gente tem de ver de forma bem-humorada as críticas, os acontecimentos do dia a dia”, afirma.
O centro de Porto Alegre vai receber os cortejos de carnaval pela primeira vez depois das inundações de maio de 2024. O bloco Turucuta farão seu já conhecido arrastão de carnaval pelo centro da capital gaúcha.
A jornalista Carol Motta está animada para tocar caixa na bateria do Turucuta, depois de meses de muita resiliência e união para superar os danos das chuvas que arrasaram o estado.
“Tem gente que acha que Porto Alegre não tem muita cultura de carnaval. Bem pelo contrário, Porto Alegre tem uma cultura muito forte de carnaval, uma raiz muito bonita e fortalecida do samba”, diz.
A animação já toma conta de várias cidades brasileiras. Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Pirenópolis (GO) também terão programação especial para os dias carnavalescos.