O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lançou o sétimo incidente da terceira temporada do podcast “Municipal para você”, o tema desta edição foi o “II Festival Oficina da Ópera”, que volta ao palco do TMRJ posteriormente o sucesso da primeira edição em 2023. São três óperas: Candinho, de João Guilherme Ripper; La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi e Le Villi, de Giacomo Puccini. Com Coro e OSTM, concepção e direção cênica de Daniel Salso, Ana Vanessa Silva Santos, Bruno Fernandes e Mateus Dutra.
O apresentador Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, teve uma vez que convidados para esse incidente os diretores Mateus Dutra, Bruno Fernandes, Ana Vanessa Silva Santos e Daniel Salso.
Conheça cada um dos convidados:
ANA VANESSA SILVA SANTOS
Graduada em Artes Cênicas – Direção Teatral, pela UFRJ. Em 2011 e 2012, pela Cia Lírica, dirigiu as óperas Faust, La Bohème, Il Tabarro e Gianni Schicchi em formato reduzido no Theatro Municipal de Niterói e Meio Cultural da Justiça Federalista. Em 2013, fez assistência de direção de palco na ópera Billy Budd no TMRJ. De 2014 a 2017 foi assistente de direção no TMSP nas óperas Il Trovatore, Falstaff, Carmen, Salomé, Cavalleria Rusticana/Pagliacci, Tosca, Otello, Um Varão Só/Ainadamar, Eugene Onegin, Thaïs, Manon Lescault, Lohengrin, La Bohème, Lady Macbeth do Região de Mtsensky, Electra e Fosca. Uma vez que produtora de 2017 a 2019, realizou as óperas Pescadores de Pérolas, Pelleas et Melisande, Turandot, Fígaro de Sevilha, Il Matrimonio Segretto, Alcina e Katia Kabanova. Em 2019, fez direção de cena da ópera Madame Butterfly nos teatros municipais de Botucatu e de Lençóis Paulista. Em 2022, realizou assistência de direção de cena na Ópera Aleijadinho em Belo Horizonte e Ouro Preto, e direção de palco para o Festival de Ópera de Ouro Preto nas óperas Flauta Mágica, O Basculho de Chaminé e Caixeiro da Taverna. Em 2023 foi assistente de direção e diretora de palco para o Festival Amazonas de Ópera e segue realizando as duas funções para o Theatro Municipal de São Paulo e Theatro São Pedro em SP.
BRUNO FERNANDES
Formou-se em Danças Clássicas na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, com aperfeiçoamento na escola do Theatro Bolshoi no Brasil. Estreou uma vez que bailarino na opereta O Morcego com direção cênica de Dalal Achcar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1999 , depois de uma longa trajetória na lar, passa a ser um dos integrantes estáveis do corpo de dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde dançou obras uma vez que “La Bayadere” de Natalia Makarova; “O Lago dos Cisnes” de Yelena Pankova; “A Bela Adormecida” de Jaroslav Slavicky “Carmen”, de Roland Petit; “Romeu e Julieta”, de John Cranko; “Giselle”, de Peter Wright; “A Geração “de Uwe Scholz; “Onegin” de John Cranko; “A Sagração da Primavera” de Vaslav Ninjinsky (por Millicent Hodson e Kennth Archer) “Coppélia”, “Dom Quixote” e “O Quebra-Nozes” de Dalal Ashcar , entre outras .
Para além do repertório do corpo de dança esteve presente nas principais produções de ópera da lar sempre que provável, e em 2018 passou a dedicar-se também a assistência de direção, direção de movimento e coreografias para espetáculos de ópera junto a Mateus Dutra , passando a integrar a equipe de direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro tendo com principais obras “Orphée”, direção cênica de Felipe Hirsch, , “O fígaro de Sevilha” e “Carmen”, direção cênica de Julianna Santos , “Don Giovanni”, “Anna Bolena” e “La Traviata“, direção cênica de André Heller , “Pagliacci” e e “Elixir do Paixão” direção cênica Menelick de Roble , “ O Caixeiro da Taverna “ direção cênica Daniel Salso. “Le Villi” marca sua estreia uma vez que diretor cênico junto a Mateus Dutra no 2° Festival de Oficina de Ópera do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
DANIEL SALGADO
Graduado em filosofia, possui mestrado em música na dimensão de musicologia histórica, ambos pela UFRJ. Trabalhou em projetos de extensão pela mesma instituição que visavam formação de plateia e aproximação do público com espetáculos líricos: Cantatas Dramáticas (2010-11) e Cantatas na Quinta da Boa Vista (2011-13). Atuou uma vez que assistente de direção cênica em João e Maria (2016) de E. Humperdinck e uma vez que diretor cênico nos espetáculos Così fan Tutte (2012) de W.A. Mozart e Viva la mamma (2017) de G. Donizetti, nos projetos Escola vai à Ópera e Ópera na UFRJ. Trabalhou uma vez que assistente de direção cênica com André Heller Lopes nas óperas Renaud (2016) na Sala Cecília Meireles e Jenufa (2017) no TMRJ. Foi também redator de programas de concertos no ano de 2018 na Filarmônica de Minas Gerais. Atualmente integra a equipe técnica do TMRJ uma vez que Coordenador de palco, tendo realizado a movimentação e concepção cênica da ópera Piedade de João Guilherme Ripper em 2023 na mesma instituição.
MATEUS DUTRA
Ingressou no Corpo de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no ano de 1998, onde atuou uma vez que solista dos principais ballets e óperas do repertório. Participou uma vez que Bailarino Principal Convidado de outras companhias de ballet, interpretando as seguintes obras do repertório clássico: O Lago dos Cisnes (Príncipe Siegfried), Raymonda (Jean de Brienne), La Fille Mal Gardée (Colas), entre outras obras neoclássicas, modernas e contemporâneas. De 2013 a 2017, exerceu concomitantemente o incumbência de Coordenador e Assistente da Direção Artística do Corpo de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. De 2016 a 2019, trabalhou nas Comissões de Frente do Carnaval do Grupo Privativo, do qual desde 2020 faz secção do corpo de jurados. Trabalhou na romance “Deus Salve o Rei” da Rede Orbe, uma vez que bailarino, de 2017 a 2018. No ano de 2019, trabalhou uma vez que Coreógrafo Assistente na ópera Eugene Onegin, durante a temporada solene do Theatro Municipal. Trabalhou uma vez que VideoMaker no Curta Internacional de Dança, “Open Up Close”, finalista no “Inspired Dance Film Festival”, e participou da seleção solene do “San Francisco Short Film Festival”, no ano de 2022. Desde 2022, junto a Bruno Fernandes, vem realizando o trabalho de Diretor de Movimento, Coreógrafo e Assistente de Direção Cênica das principais óperas do Theatro Municipal, uma vez que: O Fígaro de Sevilha, Carmen, I Pagliacci, O Caixeiro da Taverna, La Traviata, L’elisir d’amore. Atualmente é assistente do Diretor Artístico da Instalação Theatro Municipal e Diretor Cênico da Ópera Le Villi de Puccini.
ERIC HERRERO – DIRETOR ARTISTICO TMRJ
Um dos mais importantes cantores líricos do Brasil, o tenor tem em seu repertório quase 50 personagens interpretados na América do Sul e países da Europa. Eric Herrero assumiu a direção artística do TMRJ em fevereiro de 2020, desenvolvendo uma programação com grandes títulos da ópera e ballet de repertório, promovendo a volta do grande público ao maior teatro lírico do país, com lar lotada ao longo de todo o ano. Desenvolveu o projeto Municipal Para Você em parceria com a ASSCOM-TMRJ. Reconhecido no meio cultural, é Presidente do Parecer Estadual de Política Cultural e, recentemente, recebeu os títulos de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro e Emissário do Turismo do Rio de Janeiro.
Podcast – Municipal Para Você
Incidente # 07 – Terceira Temporada – II Festival Oficina da Ópera
Apresentação: Eric Herrero.
Participação: Bruno Fernandes, Mateus Dutra, Ana Vanessa Silva Santos e Daniel Salso.
Gravação e Edição: Fábio Aquino, Davi Amorim e Renan Hubner.
Colaboração: Jayme Chaves.
Produção: Allex Lourenço.
Ficha técnica do Espetáculo:
Ópera 1 – Candinho.
Dia 12/9, às 14h (Projeto Escola Arte Instrução Petrobras).
Dia 13/9, às 19h.
Música e libreto de João Guilherme Ripper.
Candinho – Erika Henriques, mezzo-soprano.
Branca – Ariel Castilho, soprano.
Maria José – Carolina Morel, soprano.
Gôndola/Domênica – Andressa Inácio, contralto.
Palhaço Beringela/Lavrador – Guilherme Moreira, tenor.
Padre Josué/Batista – Fernando Lorenzo, barítono.
Candido Portinari – Ludoviko Vianna, ator.
Ensemble OSTM
Coro Infantil da UFRJ.
Direção Músico e Regência – Roberto Duarte.
Concepção e direção cênica – Daniel Salso.
Cenografia – Francisco Ferreira.
Figurinos – Rebecca Cardoso.
Iluminação – Isabella Castro e Jonas Ávila.
Ópera 2 – LA SERVA PADRONA.
Dia 14/9, às 19h.
Dia 15/9, às 17h.
Música de Giovanni Battista Pergolesi.
Libreto de Gennaro Antonio Federico.
Serpina – Michele Menezes, soprano.
Uberto – Saulo Javan, inferior.
Vespone – Ludoviko Vianna, ator.
Ensemble OSTM.
Direção músico e regência – Jésus Figueiredo.
Concepção e direção cênica – Ana Vanessa Silva Santos.
Cenografia – Taisa Magalhães e Beatriz Fontoura.
Figurinos – Carolina Lima e Karine Amorim.
Iluminação – Jonas Soares e Pablo Souza.
Ópera 3 – LE VILLI.
Dias:
18/9 (Tentativa Universal)
19/9, às 12h.
20 e 21/9, às 19h.
Música de Giacomo Puccini.
Libreto de Ferdinando Fontana.
Anna – Marly Montoni (19 e 21) e Marianna Lima (dias 18 e 20), sopranos.
Roberto – Lazlo Bonilla (19 e 21) e Ivan Jorgensen (dias 18 e 20), tenores.
Guglielmo – Santiago Villalba (19 e 21) e Flávio Mello (dias 18 e 20), barítonos. ]
Convidada privativo – Claudia Mota, primeira bailarina do TMRJ, uma vez que Rainha das Villis. Artista convidado – Nicola Siri, ator, uma vez que Narrador.
Bailarinos do TMRJ convidados – Cristiane Quintan (Sirena), Tereza Ubirajara (Tia) e Mateus Dutra (Narrador).
Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Bailarinos Contratados.
Direção músico e regência – Felipe Prazeres.
Concepção, direção cênica e coreografia – Bruno Fernandes e Mateus Dutra.
Cenografia – Fael Di Roca.
Figurinos – Renan Garcia.
Iluminação – Isabella Castro e Jonas Soares.
Serviço: II Festival Oficina da Ópera. De 12 a 21 de setembro.
Datas e horários:
Ópera 1 – Candinho
Dia 12/9, às 14h (Projeto Escola).
Dia 13/9, às 19h.
Classificação: Livre.
Ópera 2 – La Serva Padrona
Dia 14/9, às 19h.
Dia 15/9, às 17h.
Classificação: Livre.
Ópera 3 – Le Villi
Dias 18 (Tentativa Universal)
19/9, às 12h.
20 e 21/9, às 19h.
Classificação: 14 anos.
Lugar: Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Endereço: Rossio Floriano, s/n° – Meio.
Ingressos:
Frisas e Camarotes – R$60,00 (ingresso individual).
Plateia e Balcão Superior – R$40,00.
Balcão Superior e Lateral – R$30,00.
Galeria Meão e Lateral– R$15,00.
Ingressos através do site www.theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do Theatro.
Haverá uma palestra gratuita no Salão Assyrio uma hora antes do início do espetáculo.
Patrocinador Solene Petrobras.
Pedestal: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Amil Paradiso, Fever, Consolato Generale d’Italia, Instituto Italiano de Cultura, Projeto Portinari, EAV – Parque Lage, ESPM, Projeto Ópera, Sinos, Programa Arte de Toda Gente.
Realização Institucional: UFRJ, Escola de Música da UFRJ, Instalação Universitária José Bonifácio, FUNARTE, Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Instalação Teatro Municipal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Lei de Incentivo à Cultura.
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federalista, União e Reconstrução.
Assessoria de prensa TMRJ:
Cláudia Tisato – [email protected]
Assessora Director de Informação TMRJ:
MariettaTrotta – [email protected]