InícioBRASILBrasíliaSamba da Akotirene agita Ceilândia com primeira roda de samba do Quilombo...

Confira

Destaque

Samba da Akotirene agita Ceilândia com primeira roda de samba do Quilombo Urbano

Evento gratuito neste sábado (13) integra projeto que visa fortalecer cultura nas periferias do DF

Por Kleber Karpov

A Casa Akotirene, um Quilombo Urbano em Ceilândia, recebe a primeira edição do Samba da Akotirene, neste sábado (13/Dez). A roda de samba tem entrada gratuita e ocorre das 14h às 17h, integrando a 2ª edição do Projeto Formação de Arte e Cultura nas Periferias. O evento é uma realização do programa Jovem de Expressão em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).

O encontro no terreiro da Casa Akotirene promete celebrar a cultura popular e a ancestralidade. Estão confirmadas as apresentações do Samba da Comunidade, Gija Barbieri e Cláudia Rocha.

Joice Marques, presidente da Casa Akotirene, destacou a relevância do evento para a comunidade. “O Samba da Akotirene celebra a força das mulheres negras do nosso território. A parceria com o Jovem de Expressão fortalece esse trabalho e nos permite homenagear Akotirene e todas que seguem construindo resistência, memória, comunidade e cultura”, afirmou.

Agenda contínua

O evento em Ceilândia faz parte de um calendário de atividades que se estenderá até julho de 2026, com ações em diferentes regiões do DF. O Projeto Formação de Arte e Cultura nas Periferias prevê uma série de eventos, incluindo mais Rodas de Samba na Casa Akotirene, o CarnaFlow, o Festival Cine de Expressão e atividades como o Reggae na Praça e o Baile Breguenaite, em São Sebastião.

Antônio de Pádua, coordenador do projeto, ressaltou o objetivo das atividades: “O objetivo desta edição é seguir fortalecendo a cultura produzida nas periferias, ampliando o acesso a atividades gratuitas e ocupando os espaços públicos com arte, convivência e pertencimento.”

O Jovem de Expressão, realizador do projeto, possui 18 anos de atuação, oferecendo cursos, pré-vestibular e apoio em saúde mental. A Casa Akotirene atua há sete anos na promoção de autonomia econômica por meio de oficinas de corte e costura, barbearia e tranças.

Serviço: 2ª edição – Formação de Arte e Cultura nas Periferias: Samba da Akotirene

Dia: Sábado (13)
Horário: Das 14h às 17h
Endereço: Casa Akotirene (QNN 23, Conjunto J, Casa 43, Ceilândia/DF)
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/casa.akotirene/

Tá bombando...

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com